quarta-feira, 30 de maio de 2012

O último beijo do dia


Quase horas de deitar ….. o sono não chega ….. falta algo ….. aquele último beijo de boa noite ….. aquele “vai dormir que amanhã tudo te parecerá melhor” …..

….. já não há ….. desapareceu ….. e a noite ás vezes é tão assustadora …..

domingo, 27 de maio de 2012

Até os pássaros voam


Ao chegar ao café, ele procurou um pequeno espaço para se sentar. Naquele local em particular, essa tarefa poderia ser quase impossível, porém, a esplanada continuava como quando foi banhada pelos primeiros raios de sol. Vazia.

Em frente da esplanada as calmas águas do lago artificial convidavam ao relaxamento. Á volta tudo é verde, variando apenas a tonalidade e a forma. Batido a vento em algumas partes, parecia um dos novos quadros de arte moderna patrocinada pela tecnologia. Uma paisagem de grande beleza com algumas partes que se movimentam ….. existe vida na gravura.

A mesa foi estrategicamente escolhida no meio das demais. Uma pequena mesa com três cadeiras mesmo á beira do lago, por debaixo de um grande guarda-sol que iria permitir uma sombra se o momento chegasse.

Á volta tudo era tranquilo. Alguns pássaros desenhavam belas coreografias no ar, outros pareciam brincar em voos bastante acrobáticos. Um pequeno grupo de patos circulava perdido em direcção, mas firme em determinação. Passeavam juntos.

Com o café veio uma torrada. Nem demasiado seca, nem demasiado impregnada de manteiga. No ponto. O seu cheiro rapidamente se espalhou no ar e em menos de nada vários pássaros se acercavam. Os mais corajosos bastante perto, os demais em voos envergonhados do toca-e-foge para determinar o que poderiam esperar. Os patos rapidamente os imitaram. O seu grasnar rasgou por completo a letargia do momento.

Alguns foram bafejados por pequenas migalhas, tanto patos como pássaros. Os mais afoitos roubavam as pequenas guloseimas quase do próprio prato. Mas era apenas isso a que tinham direito ….. migalhas. De vez em quando, em intervalos de tempo quase metodologicamente escolhidos, pequenas migalhas.

Os patos rapidamente seguiram o seu caminho errante, ou talvez totalmente certo mas incorrectamente percepcionado como errante, todos juntos em suaves movimentos que quase não provocavam oscilação nas calmas águas do lago. Seguiram o seu caminho.

Algum tempo depois, cansados de ver o que poderia ser mas apenas com direito a pequenas amostras, até os pássaros se cansaram ….. e seguiram também eles o seu destino. As migalhas são como a cenoura que da ponta de uma vara é acenada ao burro para ele fazer o trajecto pretendido. Em algum momento deixa de fazer efeito. Em algum momento só isso não justifica o tempo.

Ao fim de algum tempo, até os pássaros voam …..

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Hiato de tempo


Quantas vezes vamos a conduzir e nos apercebemos que andámos vários kms sem ter essa percepção?

Tomados de uma letargia profunda, é como se o piloto automático tivesse tomado as rédeas do destino ….. quando “acordamos”, estamos longe de onde começamos e passou um tempo que não sabemos precisar.

Mas voltamos á realidade ….. em algum momento temos de voltar á realidade e encarar a estrada e o percurso que temos pela frente ….. a diferença na viagem é a estrada em que optamos por utilizar e se temos ou não um destino que queremos atingir ….. se existe um objectivo ou apenas uma viagem “ao sabor do vento”.

Haja um destino ou se navegue ao sabor do vento, esta frase é uma realidade:

“The pessimist complains about the wind
The optimist expects it to change
The realist adjusts the sails”
- William A. Ward

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Alinhamento perfeito


A vida é feita de perfeitas imperfeições. Quando achamos que tudo corre bem, algo começa a correr mal. Outras vezes quando nada corre bem, algo de positivo acontece.

Podemos esperar que todas as condições estejam perfeitas para aproveitar o que de bom a vida tem, mas o melhor será esperar sentado ….. é como esperar o alinhamento de todos os planetas ….. a probabilidade de isso acontecer é escassa ….. e a sua duração não é eterna.

Adiamos sistematicamente decisões ….. como a dieta que começa á segunda-feira ….. e da mesma forma que ela termina quase sempre ainda no decorrer dessa semana, o resto também padece muitas vezes do mesmo destino.

Especialmente numa época de crise, esperar que apareça um aumento, se troque de emprego, se troque de carro ….. que o periquito do vizinho tenha um enfarte mesmo no dia que queremos descansar ….etc, etc, etc.

Uma vez li um artigo engraçado sobre possuir um Ferrari. Em algum momento da vida, provavelmente o sonho de mais de metade dos homens ….. quem o tem, passou grande parte da vida a juntar condições para o poder comprar, para chegar e descobrir que já está velho demais para tirar partido do que tem ….. do que sempre sonhou.

….. quando se olha para trás, a razão que nos serviu de desculpa para trilhar esse caminho, ficou pelo caminho ….. deixou de existir ….. e voltamos á velha máxima ….. a generalidade das pessoas só dá valor ao que tem, quando o perde.

domingo, 13 de maio de 2012

Ida ao tapete

Existem várias frases ou cenários que são colocados nas palestras sobre motivação. Uma situação de inferioridade é muitas vezes o que é utilizado como catalisador.

Queres sem lembrado como o lutador que foi ao tapete 7 vezes ou como o que se levantou 8 vezes?

Ás vezes sentimo-nos nessa posição ….. olhamos á volta e apenas conseguimos vislumbrar os aspectos negativos da nossa vida ….. certo ou errado, sentimos que estamos deitados no tapete …..

….. e agora?