sábado, 5 de janeiro de 2013

Brincadeiras


Independentemente das possibilidades que cada um tem, a verdade que as coisas que nos dão prazer não são necessariamente as mais caras. Assistimos a isso muitas vezes com as crianças e, à medida que vamos crescendo, acabamos por nos aperceber disso em nós próprios. 

Hoje na florista, havia uma criança que se divertia com a esfregona da loja, aproveitando assim da melhor forma o tempo de preparação das flores para a mãe e avó. Embalada com a deixa da florista, a mãe enalteceu as capacidades da criança em brincar com as coisas simples, como a esfregona e o aspirador, apesar dos brinquedos todos que tinha. Esta história nós já assistimos com os nossos, sejam filhos, sobrinhos ou amigos. É um clássico.

Cá em casa são os electrónicos que ganham ….. a simplicidade há muito que se rendeu á tecnologia ….. infelizmente e para tristeza minha. O filhão apesar de ter 2 cães lindissimos, perde-se na caixa que mudou o mundo, aliada daquele paralelepípedo grande com comando. E os animais ficam pávidos e serenos a dormir ao pé dele. Infelizmente.

Ontém foi o cúmulo dos cúmulos ….. estando os 4 no sofá, havia um agarrado á tecnologia e 3 em “guerra” a acabar de estragar o sofá ….. 10 lambidelas e 3 dentadas depois, posso dizer que ganhei a luta ….. mas também, as 3 dentadas foram minhas J ….. LOL

A vida é cheia de coisas simples e que dão muito prazer quando as sabemos apreciar ….. e é tão melhor quando as disfrutamos que quando as choramos porque as perdemos …..

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Isto se calhar vai doer

 
Sabemos há alguns meses que o agravamento de impostos em 2013 vai ser “brutal”. Sabemos há uns meses que vamos ficar sem o equivalente a um subsídio. Sabemos há uns meses que mesmo com a distribuição de um subsídio pelos 12 meses, o valor disponível será menor.
 
Saber, até sabemos ….. mas quantos efectivamente se prepararam para isso?
 
Refazer e reduzir os gastos mensais voluntariamente é uma tarefa difícil. Quem muito tem, muito gasta e quem pouco tem, pouco tem para cortar, porém, quer uns quer outros têm de o fazer. E agora?
 
A generalidade apenas refaz o seu orçamento quando deixa de ter dinheiro disponível, seja pelo aumento dos impostos, por perca ou redução de emprego ou um gasto/empréstimo para uma despesa grande não prevista. Mas demora o seu tempo ….. quase todas as despesas não se cortam de um dia para o outro.
 
Quantos é que foram cortando no que ainda têm de superfolo, ou reduzindo os gastos essenciais para uma realidade de menos dinheiro disponível no final deste mês?
 
Isto se calhar no final de Janeiro e especialmente em Fevereiro vai doer …..