quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Jogos de estratégia – Lições de vida

 
Às vezes um jogo é uma lição de vida. Um simples jogo de estratégia, neste caso o Risk, pode-nos fazer pensar um pouco na volatilidade com que pequenas opções e conjugações de fatores, podem fazer ruir toda uma estratégia aparentemente ganhadora. No fundo, a teoria do Chaos a acontecer num jogo de tabuleiro.
 
Fruto de uma vantagem tática em termos de superioridade de territórios ocupados e tropas no terreno, não tive em atenção vários fatores estrategicamente relevantes. Estava a encurralar um adversário num canto do mundo e outro no canto inverso. Duas frentes de batalha nunca são fáceis e esta até estava bem encaminhada, porém, em 2 jogadas tudo ruiu.
 
Descorando a regra básica do xadrez, de pensar sempre várias jogadas mais à frente, não tive em atenção que o meu adversário seguinte teria de obrigatoriamente trocar de cartas, e como tal não protegi convenientemente essa zona do tabuleiro. Ao deixar um dos diques ruir, isso fragilizou a outra batalha, o que por si poderia não ter sido mal de todo mas, os ataques desferidos por ambos foram ocasionalmente nas áreas que em conjunto poderiam fazer mais estragos ..... e fizeram. Apenas um deles poderia aproveitar essa vantagem tática momentânea e, como bom jogador estratega que é, assim o fez. Fui dizimado em 4 jogadas.
 
Tão importante como delinear uma estratégia que acreditamos ganhadora, é fundamental não nos desviarmos muito do caminho traçado. E sendo a vida um grande tabuleiro, ganha quem tem a melhor estratégia e consegue antecipar ao máximo as jogadas seguintes. Ter os olhos no objetivo final é indiscutivelmente o mais importante, porém, se toda a nossa atenção apenas se focar aí, podemos apanhar um golpe lateral sem estarmos preparados para isso, e nem sempre podemos conseguir recuperar. Qualquer boxer num ringue o sabe.
 
Aprende-se muito com as pequenas derrotas da vida ..... extrapolar pequenos nadas pode ser uma lição ..... haja a humildade de perceber isso.