segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O poder da confiança

Quando nos deparamos com um desafio ou uma dificuldade, a nossa capacidade de superar essa adversidade está directamente relacionada com a nossa confiança. Se acreditarmos em nós, conseguimos ultrapassar montanhas, porém, se os níveis de confiança forem baixos, até uma simples parede pode parecer tão intransponível como o Everest.

Talvez a face mais visível no exterior seja uma equipa de futebol. Se os jogadores estão com baixos níveis de confiança, os resultados e as exibições são regra geral paupérrimas, porém, se a confiança abunda, mesmo pequenas equipas conseguem se bater com as grandes ..... e algumas vezes até ganham.

Ás vezes essa confiança, ou a sua falta, existe na nossa vida privada da mesma forma que existe na vida profissional. Outras vezes estamos confiantes numa dessas vertentes e lastimavelmente fracos na outra. Conseguir estar bem nas duas é um factor decisivo de sucesso ..... a todos os níveis.

A confiança é fundamental para obter algo simples ..... o melhor de nós. Somos nós que conseguimos ultrapassar um obstáculo ou conquistar uma mulher lindíssima ..... somos nós que conseguimos passar ao lado do sucesso ou da felicidade ..... apenas nós.

Um amigo meu tinha como slogan na campanha política “É preciso acreditar, é preciso votar” ..... que não foi suficiente para ganhar ..... mas foi esse acreditar que o levou a superar-se. É verdade que não conseguiu ..... mas hoje sabe melhor do que é capaz ..... tem a confiança suficiente para não temer um desafio semelhante (ou não) ..... pode ter dúvidas sobre questões estratégicas, o que é positivo pois meditará melhor nas próximas ..... mas sabe que é capaz de estar à altura dos desafios ..... acredita nele ..... e isso é o mais importante.