domingo, 27 de maio de 2012

Até os pássaros voam


Ao chegar ao café, ele procurou um pequeno espaço para se sentar. Naquele local em particular, essa tarefa poderia ser quase impossível, porém, a esplanada continuava como quando foi banhada pelos primeiros raios de sol. Vazia.

Em frente da esplanada as calmas águas do lago artificial convidavam ao relaxamento. Á volta tudo é verde, variando apenas a tonalidade e a forma. Batido a vento em algumas partes, parecia um dos novos quadros de arte moderna patrocinada pela tecnologia. Uma paisagem de grande beleza com algumas partes que se movimentam ….. existe vida na gravura.

A mesa foi estrategicamente escolhida no meio das demais. Uma pequena mesa com três cadeiras mesmo á beira do lago, por debaixo de um grande guarda-sol que iria permitir uma sombra se o momento chegasse.

Á volta tudo era tranquilo. Alguns pássaros desenhavam belas coreografias no ar, outros pareciam brincar em voos bastante acrobáticos. Um pequeno grupo de patos circulava perdido em direcção, mas firme em determinação. Passeavam juntos.

Com o café veio uma torrada. Nem demasiado seca, nem demasiado impregnada de manteiga. No ponto. O seu cheiro rapidamente se espalhou no ar e em menos de nada vários pássaros se acercavam. Os mais corajosos bastante perto, os demais em voos envergonhados do toca-e-foge para determinar o que poderiam esperar. Os patos rapidamente os imitaram. O seu grasnar rasgou por completo a letargia do momento.

Alguns foram bafejados por pequenas migalhas, tanto patos como pássaros. Os mais afoitos roubavam as pequenas guloseimas quase do próprio prato. Mas era apenas isso a que tinham direito ….. migalhas. De vez em quando, em intervalos de tempo quase metodologicamente escolhidos, pequenas migalhas.

Os patos rapidamente seguiram o seu caminho errante, ou talvez totalmente certo mas incorrectamente percepcionado como errante, todos juntos em suaves movimentos que quase não provocavam oscilação nas calmas águas do lago. Seguiram o seu caminho.

Algum tempo depois, cansados de ver o que poderia ser mas apenas com direito a pequenas amostras, até os pássaros se cansaram ….. e seguiram também eles o seu destino. As migalhas são como a cenoura que da ponta de uma vara é acenada ao burro para ele fazer o trajecto pretendido. Em algum momento deixa de fazer efeito. Em algum momento só isso não justifica o tempo.

Ao fim de algum tempo, até os pássaros voam …..