quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Uma ultima corrida

O ano está prestes a terminar. Constituindo isso um marco importante, nas nossas cabeças vamos fazendo uma retrospectiva do ano e pensando em tudo o que temos em “aberto”. Surge-nos o ímpeto de terminar com as pontas em aberto para se iniciar um ano novo, e com ele a esperança de uma nova etapa.

Tal como o fazemos na nossa vida pessoal, também nas empresas isso se passa. O orçamento é talvez a face mais visível, onde se tenta fechar os gastos ou vender os projectos que faltam para cumprir os objectivos. O stress deste período é em muitas empresas ou áreas de uma empresa asfixiante. Nota-se isso no comportamento de várias pessoas.

De um momento para o outro o ano está a terminar e faltam poucos dias. As decisões que foram sendo pensadas urgem em ser tomadas, podendo nalguns casos levar a precipitações. Embora seja mais um de doze meses, a existência de feriados a meio da semana, neste ano propicio a “pontes”, assim como uma época de festas como o Natal e a passagem de ano, tornam o mês quase reduzido a 2 semanas ..... encurta.

E começa então o esforço para o final ..... a ânsia de terminar o que achamos que precisa de ser terminado. A nossa última corrida do ano ..... o último esforço.