quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A verdade da mentira

Qualquer mentira só é boa numa única situação ..... não ser descoberta. Tudo o resto são meros exercícios de retórica. Para ser consistente convém que tenha dois ingredientes básicos ..... um fundo de verdade e uma superficialidade quanto baste.

O episódio das escutas do Sócrates tem servido para alimentar várias polémicas, nomeadamente o facto dele saber ou não do negócio da TVI. E isso tem tentado ser utilizado pela Manuela Ferreira Leite, de uma forma pouco inteligente na minha opinião. Mas não tão pouco inteligente como a resposta do PS.

Acho que a fuga de informação dos processos é tanta que ninguém acredita que tudo não se saiba. Como naturalmente se torna previsível, qualquer escuta ao Sócrates interessa especialmente aos seus adversários, especialmente ao PSD ..... parece-me natural. O discurso da Manuela Ferreira Leite tanto pode ser de quem ouviu as escutas como de quem quer insinuar algo. O ridículo foi o partido do governo vir falar no assunto, dando-lhe mais importância do que isso tem ou teria a não ser verídico.

Cada um fez o seu papel institucional, defendendo a sua verdade ou a realidade da sua mentira. Uma prática normal. O estúpido foi o PS na voz do seu porta-voz vir dizer que a MFL falou como falou por ter tido acesso às escutas. Torna-se irrelevante se teve ou não, até porque poucos acreditam no segredo de justiça. O relevante foi essa afirmação em si pelo que ela comporta. Dito daquela forma, isso apenas significa apenas uma coisa ..... o Sócrates falou isso e ficou gravado ..... se assim não fosse o ataque do PS seria “está a inventar uma história” e não “só pode ter tido acesso às escutas” ..... a assim se mata uma mentira.