sexta-feira, 5 de março de 2010

Colagem ridícula

Tenho assistido marginalmente ao processo de eleições no PSD. Embora apartidário, acompanho q.b. os diversos partidos, se bem que nos processos eleitorais prefiro aguardar o resultado final.

O que me leva a escrever este post é uma característica muito portuguesa que nós culturalmente temos ….. ou somos bestiais, ou somos bestas ….. e pode-se passar de um lado para o outro com muita facilidade.

Reconhecidamente falar de esquerda e direita entre PS e PSD é como falar no símbolo dos jogos olímpicos..... cada circulo é uno e de cor distinta, mas sobreposto em grande parte pelo circulo a seu lado ….. as ideias e programas destes dois partidos são muito semelhantes, quer os seus simpatizantes gostem ou não.

Nas eleições para líder do PSD, a maior arma de arremesso entre os diversos candidatos é a maior ou menor colagem do candidato adversário às ideias do PS. Ouvindo os candidatos, é como se as ideias ou políticas do PS fossem trazer a lepra de volta. E quanto mais se convencer que o adversário pensa como o PS, maior será o ódio visceral dos delegados eleitos.

Certo ou errado, a verdade é que quem governa neste momento é o PS, eleito em sufrágio por um número mais significativo de Portugueses. Certo ou errado, um maior número de Portugueses achou que era o partido que melhor defendia os seus interesses. Certo ou errado, foram as políticas do PS que recolheram maior adesão da população votante. Certo ou errado, foi o que aconteceu.

Os candidatos estão a cair num erro basilar ….. ignorar uma boa ideia ou política por esta ser proposta ou implementada por um adversário, não é sinal de inteligência, é sinal da falta dele. É o mesmo de estar a dizer que se o melhor para Portugal for uma ideia que não é a deles, paciência para o país ….. se foi proposta por outra força política, é para esquecer ….. que se lixe o país ….. o importante é não ser colado a ideias de outros.

Todos sabemos que a política funciona assim, sendo na minha opinião uma das razões para o afastamento das pessoas e a ideia de fraqueza intelectual que temos dos políticos. Sabemos que quando o futuro presidente do PSD for eleito, funcionará neste padrão ….. não era preciso começarem já …..