segunda-feira, 1 de março de 2010

Decisões ponderadas

Certas pessoas decidem pela razão, outras pela emoção. Certas decisões são maturadas e outras fruto do momento. Os mais aventureiros arriscam mais, algumas vezes no incerto, o que não quer dizer que sejam decisões espontâneas ou não pensadas. Apenas que arriscam mais.

Esta é uma área onde as semelhanças entre a vida profissional e a pessoal são muito parecidas. Em ambas devemos pensar bem antes de tomar uma decisão, seja ela a que for. Dependendo do impacto das nossas decisões, algumas merecem uma reflexão profunda, sempre mais com a cabeça que com o coração.

Em termos profissionais, uso muitas vezes uma expressão muito conhecida – “uma má decisão é melhor que uma não decisão”. Algo que os vários decisores de empresas e governos padecem muito ….. vão adiando as decisões até ao momento que elas têm de ser impreterivelmente tomadas ….. e nesse caso, maioritariamente são tomadas de forma arbitrária e fruto de um evento ou emoção. Acontece.

Certas decisões que consideramos importantes vão sendo amadurecidas, devidamente ponderadas e tal qual uma escultura, vão tomando forma ….. até ao momento que até uma simples brincadeira desperta um click ….. está decidido …..

Após este passo, a questão que se coloca é sempre o quando ….. e a nossa mente tem tendência a associar a alturas chave ….. o que no caso das dietas é quase sempre na segunda-feira seguinte ….. ou a determinada data que nos diz algo de marcante, independentemente de o ser pela positiva ou pela negativa ….. correcto ou não, é o que acaba sempre por acontecer.

As melhores decisões são as tomadas de forma ponderada. Independentemente da sua assertividade, são aquelas que no nosso intimo consideramos certas, e isso ajuda a superar muitas dificuldades, mesmo que isso signifique os laços emocionais que são os mais difíceis de quebrar.

Está decidido ….. tem data marcada.