terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Contextualizar

 
Saber ler entre as linhas é uma das melhores capacidades do ser humano, normalmente apenas acessível a alguns. É uma capacidade incrível e que dá um poder enorme a quem a possui. No que toca a relações, claramente as mulheres levam a melhor sobre os homens, infelizmente para nós. No resto todos somos iguais ….. bem, quase iguais ….. enfim, semelhantes.
 
No que toda ao erro, existem dois tipos distintos, os originados por incúria ou dolo e os originados por erro ou infeliz coincidência de factos. Os primeiros deveriam originar algo até à plenitude da capacidade punitiva disponível, porém, os últimos devem ser encarados tal como são. Oportunidades de aprendizagem ….. mas se houver comportamentos reincidentes, já estamos perante incompetência e isso também tem ações próprias a serem tomadas.
 
Os americanos têm uma mentalidade distinta e acreditam que se aprende com os erros. Recentemente li uma história de um CEO da IBM que quando lhe perguntaram se iria despedir um funcionário que causou um prejuízo de $600.00,00 a resposta foi clara ….. despedir? Acabou de investir $600.000,00 na sua formação!
 
Aprender é uma das melhores capacidades que temos e saber contextualizar uma virtude enorme. Perceber o que correu bem e o que correu mal é uma fonte de aprendizagem imensa, porém, é preciso inteligência para se perceber o que correu bem e o que correu mal em contexto, ou seja, mais do que o que foi feito e o resultado obtido, quais os fatores que contribuíram para esse resultado. O mesmo sucesso ou insucesso numa determinada situação não origina necessariamente no mesmo resultado numa outra situação similar.

Na prática o que um vírus faz é isso mesmo, modificando-se para se ajustar a um determinado organismo mas sem perder o seu ADN. Adapta-se sem perder o que é e o norte do seu objetivo. Na vida e nas situações com que nos deparamos ou nos livros que lemos, mais importante do que está visível, é importante perceber o racional que está por detrás e o que pode ajudar ou prejudicar.
 
Infelizmente algumas pessoas não aprendem com os erros que cometeram no passado e voltam a falhar ….. a cometer os mesmos erros ….. mas quando se usam os mesmos princípios e formas de atuar, a probabilidade do resultado ser semelhante é enorme. É a vida.
 
Saber perceber e contextualizar ….. priceless!