quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Irrelevância sistémica

 
Está a terminar mais uma comissão de inquérito parlamentar. Desta vez sobre os contratos swap e com três posições distintas. Como seria de esperar, PSD/PP acusam o PS e louvam os intervenientes da coligação. O PS acusa o PSD e louva os antigos intervenientes do PS. O resto da oposição acusa PS/PSD/PP.
 
Qual a diferença entre esta e as anteriores comissões?
 
Na essência são idênticas. Depois de muitas sessões, eventualmente até sem custos adicionais que não a ineficiência dos participantes, e muitos minutos de comunicação social o resultado é ….. isso mesmo ….. o redator defende os intervenientes do governo ….. por acaso da sua cor …. e o resto da oposição discorda totalmente do relatório e clama por justiça.
 
O modelo é este ….. para saber o resultado é apenas mudar o título, e o relatório em si seguramente não vale o papel que está impresso. Serão páginas e páginas de nada, com utilidade nenhuma e sem qualquer consequência.
 
Tal como as demais comissões, uma perfeita irrelevância sistémica. Ainda sou novo, ou pelo menos assim me considero, relativamente atento à política do nosso país e não tenho ideia de uma única comissão política que tenha servido para alguma coisa. Nem uma única para que seja possível aplicar o provérbio de não há regra sem exceção.