domingo, 4 de maio de 2014

Cantinhos de Portugal

 
Já não é a primeira vez que escrevo sobre pequenas pausas, escapes à nossa realidade que, em locais bem escolhidos, transformam pouco tempo em autênticas férias. No que se refere ao bem escolhido é o local e naturalmente a companhia, uma vez que “um homem não é uma ilha”. Fugimos à nossa realidade por breves instantes mas parece uma eternidade.
 
Este fim-de-semana o escape foi com o filhão a Norte, num pequeno tesouro de Portugal. Uma pequena propriedade de turismo de habitação, perto de Vouzela e São Pedro do Sul, com uma vista deslumbrante sobre o vale do rio Vouga e as serras de Freitas, da Arada, de São Macário e de Montemuro. Um pequeno cantinho chamado de Paço daTorre. Lindo!
 
Uma casa com 500 anos recuperada com muito bom gosto, mantendo parte do edifício que é o encanto destas casas, nomeadamente as arcadas de pedra que se transformaram num jardim interior. Quartos espaçosos com uma pequena varanda saída com uma pequena mesa e 2 cadeiras com vista do vale. Situada numa zona com várias propostas de passeios pedonais, que desta vez não iremos aproveitar, e mesmo um pequeno cantinho, daqueles que descobrimos por acaso e que decidimos experimentar, e em boa hora o fazemos.
 
O filhão nomeou o local como o nosso refúgio para a escrita. Este post está a ser escrito à beira da piscina, daquelas projetadas que parece que vamos cair na paisagem, sentado numa cadeira com o filhão pouco mais ao lado a escrever o seu livro. Depois de manuscrever várias páginas encontra-se agora a passar para formato eletrónico. Um fim-de-semana de escrita, como ele se refere. Um descanso e bom para libertar a cabeça dos problemas do dia-a-dia.
 
Não é certamente o fim-de-semana que queríamos, especialmente pela data de hoje, mas é o melhor que podemos ter e isso é o mais importante. Era bem mais agradável quando estas saídas eram mais concorridas ….. por mais que adoremos estar um com o outro, a companhia feminina faz-lhe falta e ele gosta de não sermos apenas os 2 ….. mas a nossa realidade agora é esta. Apenas os 2 até ao momento que ele arranjar as suas próprias companhias. Como gosto de dizer, sem lamechices ….. é a vida.