quarta-feira, 14 de maio de 2014

Período Sabático

 
O equilíbrio é algo fundamental na nossa via e somos ensinados dessa forma desde pequenos. Já nos tempos de fraldas, quando tínhamos de beber um xarope doce ou vitaminas saborosas, queríamos sempre mais, porém, os nossos pais bloqueavam essa vontade com a explicação mais simples de todas ….. o que é demais, estraga ….. faz mal.
 
Neste aspeto convém fazer uma exceção de autor ….. eu não acredito que o mimo a mais faça mal. Não o é com as pessoas que amamos, incluindo conjugues e filhos. Não é o mimo a mais que faz mal. O que faz mal é o ultrapassar de barreiras, muitas vezes cívicas e de educação, que por laxismo dizemos que é mimo ….. não é …… pode-se dar mimo e manter a educação. A falta de mimo é um dos grandes motivos pelo qual as relações esmorecem ….. sejam elas qual forem. O mimo é a exteriorização do que nos vai na alma ….. para quem consegue exteriorizar, claro.
 
Vivemos intoxicados com as novas tecnologias e, especialmente em Portugal, tornamo-nos uns infoexcluídos se não seguimos a moda ….. o iphone, o ipad, o wireless a toda a hora, o Facebook, o Twitter, o Instagram, etc, etc, etc. Quem não existe na Net, parece que não existe. Há poucos dias falava com um amigo que deixou de publicar no seu blog para publicar apenas no Facebook. A diferença de leitores, segundo ele e eu acredito, é como comparar um jogo no campeonato distrital com um jogo da primeira divisão. Qualquer político que se preze, especialmente se for deputado ou candidato às eleições seguintes, tem de ter uma página no Facebook e Twittar como se não houvesse amanhã.
 
Mas o Facebook é um pouco como o Big Brother. Expomos muito mais a nossa vida que por exemplo num blog, pois colocamos fotografias, amigos, locais onde estamos ou estivemos, etc, etc, etc. É muito bom para os caçadores de relações esporádicas ….. ou pretensamente duradouras ….. para fins comerciais, o que inclui os políticos pois estão a vender-se a eles próprios, para expor pensamentos ou sentimentos ao mundo e para mim, a melhor de todas elas, poder dar os parabéns aos amigos que de outra forma nunca saberíamos que faziam anos.
 
E é como um vício. Dizemos que não vamos publicar nada e depois ….. é só um post ….. tal qual uma dieta, que dizemos ser rigorosa mas existe sempre aquela situação especial ….. e pimba!
 
Entrei em período sabático, não sei por quanto tempo. Gostava do Facebook para pensamentos esporádicos, dar os parabéns aos amigos, falar com algumas amigas em chat e recentemente, de partilhar as fotos tanto minhas como do filhão ….. e que bom era ver os likes e os comentários positivos. Mas preciso de uma pausa ….. de um período back to basis ….. às vezes faz falta.
 
Saí do Facebook ….. não tenho pena ….. um dia destes volto ….. quando me apetecer.