domingo, 5 de junho de 2011

O caminho é em frente

Enquanto o filhão fazia exercícios de matemática que lhe criei para estudar para a prova final da próxima semana, deitado no cadeirão de leitura folheava a Sábado desta semana. Para além de um excelente artigo sobre as eleições “39 respostas para quem está indeciso”, que só peca por tardio e por ter ignorado todos os partidos excepto PS, PSD e PP, aparece uma entrevista a Matt Logelin.

Matt é um pai cuja mulher morreu quando a filha nasceu e que hoje em dia para além de tomar conta dela, tem um blog com cerca de 15.000 visitas diárias que se tornou tão famoso que deu origem a um livro. Criou também uma fundação para ajudar casos semelhantes ao seu.

A história dele é idêntica a várias outras, não conseguindo deixar de fazer o paralelismo com a minha própria história. Algures no texto ele diz que pensou em desistir mas que tinha de continuar ..... esta é a parte que não percebo ..... como é possível desistir?

Na história dele tal como na minha, havia mais um ser indefeso ..... podemos ter medos e receios de conseguir ou não proporcionar uma vida decente e feliz, de ter medos e receios de um futuro que é cada vez mais incerto, mas desistir ..... não percebo.

A vida é feita de percalços e alegrias, umas impostas outras forçadas por nós, mas são a nossa realidade. Podemos dar um passo atrás para depois dar dois para a frente, saber que temos de ser nós a enfrentar a situação que temos, mas a vida não pára ...... e se a vida não pára, o melhor é enfrentar os medos e tentar fazer o melhor que sabemos e podemos ..... conseguiremos? ..... claudicamos no percurso? ..... temos de ser ajudados? ..... tudo pode acontecer.

Tal como na doença da Ana, o fundamental é saber que se está a fazer tudo o que é possível fazer e da melhor forma ..... tomar as decisões que nos parecem mais correctas com confiança ..... tomá-las em consciência para mais tarde não haver arrependimentos ..... acreditar que para a frente é que é o caminho.

O filhão uma vez teve uma frase magistral – Se não estás feliz com a tua vida ..... muda-a! ..... simples e clarividente como a genuidade das crianças. Se por algum motivo foi mudada ..... vive-a e tira o melhor que ela tiver para oferecer ..... o risco desta ser a única que temos é muito elevado, mais vale aproveitar.

Post dedicado a um grande amigo