domingo, 26 de junho de 2011

Olhar á volta

Estes tempos de crise vão-nos fazer ter de abdicar de muito que damos como certo e conforto hoje em dia. Vão-nos fazer olhar para a vida de uma outra forma.

Para os mais negativistas, o risco de darem razão ao ditado “onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão” é elevado. Existem sempre dois lados para qualquer história e diversas formas de olhar para a vida. A questão que se coloca é qual a perspectiva com que queremos olhar.

Por detrás da minha casa existe uma faixa de jardim. Como qualquer jardim, também este requer manutenção. A manutenção é feita quase sempre pelos mesmos funcionários camarários. Depois de vários dias, algumas figuras tornam-se familiares.

De entre os vários funcionários camarários, existe uma rapariga que deve andar na casa dos 20 anos, que leva o seu farnel e trabalha afincadamente nas suas tarefas, com o brilho nos olhos de quem tem apenas de fazer aquilo ..... sem brilho. Quando chega ao almoço, pega no seu farnel e come num dos bancos, o mesmo que utiliza depois para fazer uma pequena sesta. Na prática parece um autónomo resignado á sua pequena quotidianidade. É a sua vida.

Ás vezes achamos que a nossa vida é muito difícil ou com incógnitas a mais ..... é tempo de olhar á volta ..... dar valor ao que temos e aproveitar a oportunidade que temos de poder desfrutar da vida.