segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Doce acordar

Cada pessoa tem um acordar próprio e uma rotina. Há quem acorde sem acordar, e há os que acordam e parece que tomaram Red Bull. É uma característica engraçada porque não existe forma de estereotipar com base no aspecto ou personalidade da pessoa.

A forma de acordar também tem o seu quê. Poucos acordam sempre à mesma hora e sem recurso a ajuda. A generalidade necessita de uma ajuda suplementar, chegando ao extremo para alguns de quase ser preciso a casa ir a baixo para acordarem. Infelizmente vejo ou sei que muitos acordam com panos molhados na cara ou gritos para despachar. Forma violenta de iniciar um dia ..... não pode deixar de condicionar a atitude, tranquilidade e o equilíbrio. Tem de causar algum tipo de transtorno.

O meu acordar hoje em dia nada tem a ver com o de antigamente ..... esse é história. A Ana acordava muito cedo para ter o seu tempo, e depois de preparar a bacia para eu fazer a barba vinha acordar-me com beijos e mimos. E ficávamos abraçados um pouco ..... era um doce acordar ..... era.

No caso do filhão, excepção feita ás poucas vezes que não ouço o despertador, acordo-o suavemente, deitando-me com ele na cama e dando-lhe beijos e festas ..... mimo mesmo! Ficamos um pouco sossegadamente juntos até sair da cama ..... regra geral sobre a ameaça de eu levar um beijo na testa. Aí já podemos tomar o tal Red Bull ..... e é o que fazemos.

A nossa boa ou má disposição dependerá sempre de termos tido uma noite tranquila ou agitada. Como fazemos essa transição ditará também o resto do dia. Quanto mais tranquilos estivermos, melhor encaramos as diversas situações e vicissitudes do dia-a-dia, uma vez que a emoção costuma sobrepor-se à razão. A tranquilidade da mente é a essência do raciocínio calmo e ponderado.

Pelo dia que hoje é, este seria um acordar especialmente doce ..... seria.