terça-feira, 15 de setembro de 2009

Para quem sabe

Ontem tive oportunidade de fazer mais um almoço relaxado com um amigo, e vou usar uma expressão usada por ele, que achei uma bela descrição:

“... tanto quanto podemos classificar como amigo alguém que aprendemos a respeitar e a estimar pelo estímulo e desafio intelectual que sistematicamente nos coloca, pelo apreço colocado nas tertúlias havidas (seja pessoalmente, seja à distância), mesmo que, na verdade, não nos conheçamos lá muito bem (não somos visitas de casa um do outro, nem nenhuma outra dessas agradáveis mundanidades que ritualizam o processo de reconhecimento social e apreço mútuo).

Como poderíamos ter ido almoçar a qualquer lado, e por nenhuma razão em especial, fui eu ter com ele. Dado o local de encontro, acabámos por ir ao Espelho de Água por cima do Parque Eduardo VII, local que eu gosto muito e ele não conhecia. É um espaço tão agradável que nos esquecemos que estamos no meio de Lisboa. Especialmente para quem tem o prazer da tertúlia como nós, o tempo acaba por passar sem darmos por ele. Foi um belo almoço. Num dia agitado, vivido a 200 à hora, é um bálsamo à nossa mente.

Lisboa está cheio de pequenos locais como este, conhecidos de vários mas não de tantos para que estejam superlotados. Recentemente estive com uma amiga à noite no miradouro do Bairro Alto a apreciarmos Lisboa ..... Alfama, Mouraria, Castelo, etc. A nossa cidade tem locais maravilhosos para quem conhece. Maravilhosos.

Um outro local também com uma beleza especial é o Porto. Tem sítios lindos, apesar de pessoalmente gostar mais do lado de Gaia, uma vez que à noite naqueles bares e restaurantes temos uma vista fabuloso ..... o Porto à noite todo iluminado ..... parece tirado de um postal ..... espectacular. Acredito que quase todas as cidades tenham os seus lugares de encanto, esperando que sejam visitados e apreciados.

Podemos olhar para uma cidade e ver apenas o seu transito, os seus prédios bonitos ou degradados, o que quer que seja, mas existem sempre locais que parecem ter sido perdidos ali ..... prontos a ser apreciados.

O que é belo deve ser apreciado ..... deve ser desfrutado. Vale a pena conhecer a nossa cidade.