sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A primeira mesada

Em breve o filhão irá entrar no 5º ano e tal como prometido, terá direito à sua mesada ou semanada. É algo que ele anseia pois mais que a necessidade, dá-lhe a sensação de já ser crescido (o tal pré-adolescente que uma amiga minha falava). Permite-lhe poder comprar algumas coisas quando quiser e algo que não pode ser descorado, permite-lhe ter o mesmo que os seus amiguinhos. O mesmo que é possível dentro da nossa condição económica, obviamente.

Muitos são os pais que tal como o meu próprio pai, são contra as crianças andarem com dinheiro, seja para não fazerem asneiras como comprar tabaco ou droga, seja para não serem roubados ou tão simples para que o dinheiro não lhes suba à cabeça. É uma opinião válida e que tem os seus fundamentos, mas que para já não irei seguir. Estou a prever várias lições de moral nos próximos tempos.

No caso do filhão a opção é dar-lhe a semanada para os seus gastos, responsabilizando-o por ele juntar para o que quiser. Ou seja, passa a receber mesada mas depois os seus pedidos ficam condicionados à sua gestão, no que fizer sentido. Acho fundamental que ele comece a dar valor desde já ao dinheiro e que não é só querer e comprar, é preciso saber gerir e poupar. Embora a minha irmã pense de maneira diferente, eu considero que os pais não são a Santa Casa da Misericórdia ..... é bom que o meu filhão perceba já isso desde o início.

Como considero fundamental saber poupar, o filhão terá a sua semana com um esquema de poupança associado. No fim-de-semana, todo o montante em sobra da semana que ele colocar no mealheiro da poupança, o pai irá colocar lá idêntico valor. Haverá um segundo mealheiro que é para ele juntar dinheiro para comprar algo que queira mais tarde, ou que necessite de juntar semanadas. Se se habituar a poupar desde já, serão hábitos e princípios que irão perdurar para a sua vida, com vantagem para ele.

Estou curioso para perceber a relação do filhão com o dinheiro e a gestão que fará do mesmo.