terça-feira, 22 de setembro de 2009

Teoria da conspiração

Não sei se fruto da época eleitoral próxima se por outro qualquer motivo, ultimamente apenas ouvimos falar em conspirações, fugas premeditadas ou orquestradas de informação e saneamentos diversos. Temos asneiras para todos os gostos.

Não percebo esta última polémica com o Cavaco. Como não sou partidário do PSD (ou qualquer outro partido), tenho uma visão muito critica da actuação do mesmo nestes últimos tempos, achando que ele não consegue resistir à intriga política, chegando mesmo a incentivar a mesma. Quer da uma mãozinha à MFL e ao PSD ..... parece evidente.

Se o PR achasse que estava a ser vigiado, teria de tomar medidas imediatamente. O facto de ser um assessor seu a passar uma linha de orientação para um jornal, por acaso do PSD, que por sua vez guarda a notícia até ao ano seguinte de eleições não é normal. Basta isto para saber que é intriga e não facto. Factos obrigavam a agir de outra forma ..... mas o mail é esclarecedor. O mail e o seu conteúdo não foram desmentidos e isso é hoje evidente face à demissão do Fernando Lima. O Cavaco parecia uma criança apanhada a fazer travessuras e tem de dar uma desculpa qualquer estúpida ..... a primeira que lhe vem à cabeça ..... "depois das eleições vou investigar" ..... deixando nas entrelinhas que haveria conspiração ..... patético.

Isto não é asfixia ..... é estupidez pura e simples.

Ao contrário da comunicação social, não considero que o cargo de PR seja uma vaca sagrada que não pode ser questionado. Se ganhou dinheiro de forma ilícita no BPN basta dizer que não o fez para passar a ser assunto fechado e não mais investigado? ..... não me parece. Se diz que existe escutas elas passam a existir?

A Presidência da República é um cargo de representação e como tal responde perante o país pelos seus actos. Acho bem que vete o que tem de vetar, mesmo que bata todos os recordes de uma presidência ..... isso é irrelevante, desde que o tribunal constitucional continue a dar-lhe razão tal como tem acontecido. É para isso que ele lá está, e efectivamente tem lá estado. O papel de alcoviteira fica-lhe tão mal.

A arma política que tem existido está centrada na construção de teorias da conspiração que, mal urdidas como são, acabam por cair por terra por si ou, como infelizmente para o Cavaco/PSD foi o caso, acabam por vir a público porque alguém em Portugal acaba sempre por falar demais. Recentemente foi o caso da TVI e da Manuela Moura Guedes. Na minha opinião ela não é jornalista séria e aquilo não era informação. Tinha de acabar. Sou da opinião que o share que a MMG tinha se devia ao Euromilhões e não a ela ..... a única razão que aquilo durou tanto tempo foi porque só há dois tipos de homens ..... os que fazem tudo o que a mulher manda e os mentirosos ..... mas diga-se em abono da verdade que pode muito bem ter havido mão por detrás ..... não ficava nada admirado ..... mesmo nada.

O problema da teoria da conspiração é quando o tiro sai pela culatra e depois já ninguém sabe o que fazer. Acontece. Volto a dizer, é estupidez e não factos.