terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Ética e Relações Laborais

Este era o nome do curso que a TAP ia dar para os seus elementos que estiveram envolvidos em trocas de “mensagens” no facebook. Por ser evidente demais, acabou por trocar o nome e convocar também outros ….. mas certas coisas depois de ditas ou feitas, não adianta disfarçar. Está feito, está feito.

Este episódio apareceu numa semana em que um clube de futebol Inglês proibiu os seus jogadores de ter páginas nessa rede social. Uma rede social é como o boato ….. nada é privado e pode-se difundir a uma velocidade estonteante, criando uma onda que pode arrasar pessoas. Ás vezes propositadamente, outras nem por isso, mas o final é o mesmo ….. independentemente das vitorias morais, a realidade é dura e crua ….. fere.

Na prática o facebook e os blogs são semelhantes ….. o que dizemos e escrevemos não é privado. É preciso ter atenção ao que se diz. No caso acima referido e ao contrário de mim, parece que não foram falados nomes incluindo o da empresa, mas tudo se soube, incluindo os jornais. Como não sei o que foi dito, não posso opinar sobre a ética, mas uma coisa pode ser dita ….. foi fácil perceber de quem se falava …..um aviso.

Será ético falar sobre a empresa ou da vida pessoal de colegas? Se sim, como estabelecer a fronteira entre a “conversa de café” e a difamação?