terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Fase audio-negra

Desde os tempos da imprensa apenas escrita que existem os bons e os maus jornalistas. Desde que existe concorrência na televisão, existe para além desta distinção uma similar para os programas e os conteúdos dos canais. Ultimamente estamos na fase das notícias sensacionalistas.

Qualquer criança que assista às noticias tem sempre uma ideia negativa do que os adultos vêem ….. “só dão desgraças!” ….. ultimamente até os adultos ficam com essa opinião. É impressionante a necessidade que os responsáveis pelos conteúdos têm demonstrado de ao invés de primar pelo positivismo, primarem exactamente pelo inverso. É quase uma competição de quem consegue ser pior ….. parece o jornal “O Crime” convertido para a televisão.

No caso do Haiti, acho que têm sido mais as imagens de mortos que qualquer outra e, á medida que o tempo vai passando, a única diferença visível é a quantidade de moscas por polegada que podemos televisionar. Parece que o que interessa é acima de tudo chocar ….. podiam passar imagens apenas da destruição ou das massas que procuram alimentos, cumprindo assim o dever de informar e transmitindo a necessidade daquele povo de ajuda internacional ….. mas não, o foco tem sido e continua a ser os corpos sem vida espalhados por aí. A continuar desta forma, a próxima gala da televisão pode perfeitamente ter um prémio para o programa com maior nº de desgraças apresentadas ….. sem necessidade.

Neste capítulo não é fácil suplantar a TVI e ontem então foi mesmo impossível ….. para além das notícias, às 21:00 passou uma reportagem especial sobre “O estripador de Lisboa” ….. o que me parece o ideal de passar a essa hora, pois claramente as crianças já dormem há horas ….. mas enfim, o problema deve ser meu pois este canal é líder de audiências.

Imaginem-se parte de uma equipa que chega ao local do terramoto. São recebidos pelo responsável que faz o enquadramento. Qual será o vosso espírito e estamina na entrega se ele começar o discurso de uma das seguintes formas:
- “Precisamos do vosso empenho ….. o tempo urge ….. quanto mais horas passarem, mais baixas serão as hipóteses de salvar mais pessoas”
- “Precisamos do vosso empenho ….. o tempo urge ….. as hipóteses de salvar mais pessoas são quase nulas, mas vamos tentar”

É especialmente em tempos difíceis que é preciso ser positivo. Uma onde de negativismo gera negativismo e uma onda de positivismo gera positivismo ….. quem quer voar pode escolher entre umas asas e uma ancora, mas apenas uma delas pode ajudar ….. ou se não o fizer, pelo menos não atrapalha.