segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Um novo começo

Sempre que o ano se inicia a maioria tem grandes planos, sonhos ou expectativas. Às vezes deseja-se mundos e fundos, outras vezes apenas a lucidez e coragem das decisões á muito delineadas e constantemente adiadas. Tal como o ano começa, assim nós queremos começar de novo.

Pensamos no que foi o nosso ano anterior, relembrando os bons momentos e meditamos no que poderíamos ou deveríamos ter feito de forma diferente. Pensamos primeiro na nossa vida pessoal e familiar e de seguida na profissional, estando estas sempre relacionadas e difíceis de dissociar uma da outra. E aos poucos e poucos vamos definindo o que queremos do novo ano.

De forma geral 2009 foi um ano mau para todos, sendo poucas as excepções das pessoas ou famílias que estão melhores. Talvez por isso o ano de 2010 se apresente para muitos como um novo começo, uma nova oportunidade ou tão somente o consolidar do que têm vindo a fazer ao longo dos anos. Seja o que for, o importante é não desistir dos sonhos e perseguir os objectivos. O sonho comanda a vida.

No nosso pequeno cantinho, o futuro não é obviamente risonho, tendo um défice superior a 8% e apenas até 2012 para voltar aos 3%. O cinto foi apertado para atingir os famigerados 3% mas ainda está apertado e, naturalmente, meditamos onde se pode apertar mais. Tendo em conta que temos um governo minoritário e uma oposição que sabe que marcará pontos na vertente social, normalmente despesista, o futuro não é promissor. Vai ser um ano difícil.

Mas a vida não é feita apenas de dificuldades, é também feita de alegrias, e a Ana tinha uma frase que devemos nunca esquecer ..... Olhem sempre para o lado FIXE da vida! ..... finalmente voltei a escrever estas palavras sentindo-as.

Estou apostado em que 2010 constitua um novo começo ..... veremos o que o futuro reserva.