segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Com o mal dos outros posso eu bem

Se num grupo de pessoas for dita uma frase, cada um interpretá-la-á à sua maneira e mediante o seu ambiente e estado psicológico. Se essa frase incidir directamente sobre uma dessas pessoas, ela irá garantidamente ter uma reacção distinta das demais. Algumas podem sentir um pouco mais por simpatia ou proximidade, mas nunca da mesma forma. Quando nos toca a nós, tudo muda de figura.

Recentemente tive uma conversa com o meu chefe que claramente alterou o nosso relacionamento pessoal, uma vez que o profissional tem de estar acima destas questões a bem da organização e por uma questão de profissionalismo ..... mas obviamente que tem impactos. Até aqui tudo “normal” e a sua reacção foi de total indiferença à questão pessoal, não tendo a dignidade e coragem de elaborar um simples pedido de desculpa. Cobardemente assumiu uma postura que obviamente na minha opinião foi errada ..... fez a sua escolha.

Como a vida dá muitas voltas, na semana passada ele sofreu na pele algo similar. Após ele explicar à sua chefia uma necessidade pessoal que tinha, ouviu algo parecido ..... tipo “e eu a ver com os seus problemas pessoais?”. A sua reacção foi igualmente de revolta e raiva ..... naturalmente.

Para cúmulo da situação, em conversa que estávamos a ter sobre as dificuldades que temos passado recentemente, ele contou-nos este episódio ..... ao qual no fim acrescentou algo na linha de “estas coisas é que me dão raiva ..... era uma questão pessoal e ele ignorou as minhas necessidades ..... se tiver de ser, eu fico cá, mas ele vai pagar por isso!” ..... tive de respirar fundo três vezes e pensar nas contas que tenho de pagar para não dizer nada ..... não foi fácil ficar calado.

Quando a mesma situação acontece aos outros, uns lamentam e outros nem por isso, porém, quando é connosco, tudo se transfigura ..... o ser humano é assim!