quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Pequenos grandes ensinamentos

Todos os dias somos confrontados com pequenas dúvidas ou incertezas. Quando somos pais, mais vezes isso nos acontece relativamente aos nossos filhos. Talvez isso não seja tão marcante para o segundo ou o terceiro, mas no caso do primeiro, tudo é novidade.

Por muitos livros que se leia, existem no dia-a-dia uma série de pequenos eventos e situações que, para nosso azar, não vêm lá retratados. Se isto já não é por vezes fácil quando se é um casal, num regime mono parental, isso ainda se complica um pouco mais. Como são mais fáceis as dúvidas e as decisões a dois!

Ao longo deste tempo tenho vindo a descobrir como é bom trocar experiências. O facto de os amigos terem filhos da mesma idade ajuda, principalmente porque todos eles passam por experiências ou períodos semelhantes. Tornam-se mais que livros, são autênticas enciclopédias. Num mundo que avança à velocidade do nosso, os paradigmas dos nossos filhos são diferentes dos que nós vivemos, tal como os nossos foram diferentes dos nossos pais. Não há experiência mais próxima que o seu vizinho de sala ou carteira.

Recentemente o João estava a ficar com pequenas borbulhas, estilo urticária na cara. Embora não tenha ligado muito ao princípio, à medida que os dias passavam começava a estar com cada vez mais atenção até que, já preparado para marcar uma consulta na médica, recebi um sábio conselho de outra mãe “deve ser do frio que o meu também teve isso ..... experimenta o creme .....”.

Como era uma tentativa inócua e eu acredito na experiência, comprei o creme e comecei a aplicar ao João, atrasando a marcação da consulta. Acabou por ficar adiada para outra altura ..... era mesmo o frio!

Pais, mães e livros são bons conselheiros mas, nada como outras experiências mais próximas ..... obrigado mães amigas!