terça-feira, 24 de março de 2009

Do tempo dos reis

Esta semana tem vindo a público o descontentamento dos nossos deputados em relação ao seu futuro local de trabalho. O seu descontentamento não é o espaço, as cadeiras ou o gosto de quem decidiu a decoração. Não, o seu problema é a liberdade da imprensa e a sua exposição pública.

Segundo vários deputados, a disposição dos seus lugares e computadores deixa-os demasiado expostos às objectivas dos repórteres que costumam acompanhar os trabalhos do parlamento. Afirmam que desta forma os mails que trocam entre eles e mesmo mensagens SMS podem aparecer num qualquer jornal ou serem passadas a alguém.

Neste aspecto estou inteiramente ao lado dos deputados. Eles devem ter liberdade de poder escrever o que quiserem sobre quem quiserem, sem correr o risco dessas ideias ou pensamentos serem do conhecimento de terceiros. Faz parte no seu trabalho deter informação e consertar ideias, assim como faz parte da sua privacidade as suas conversas. Limitar a sua liberdade é condicionar a sua actuação que teoricamente é feita em prol de todos nós.

O único que não parece muito incomodado é o Jaime Gama, que por acaso não tem ninguém por cima dele numa bancada e também não existem câmaras de vigilância por cima do seu lugar. Talvez esta seja a melhor maneira dos deputados resolverem o seu problema. Se colocarem uma câmara por cima do lugar do presidente, o tema da liberdade de expressão e confidencialidade passa também a ser um problema dele ..... é meio caminho para o assunto ser resolvido e a seu favor.

Já se dizia no tempo dos nossos reis que a única forma de se ter estradas como deve de ser era ir mudando a residência do rei .....