sábado, 14 de março de 2009

O sentido das palavras

Todos nós sabemos que o Português é uma língua traiçoeira. Na nossa riquíssima língua, existem palavras que têm mais que um sentido e outras que têm segundas intenções, como os nossos cantores populares (ou “pimba”) cedo descobriram. Nem é preciso juntar a pontuação para obter situações de algum embaraço.

Se em Portugal já é assim, quando se junta à festa o Espanhol e o Brasileiro tudo se complica. Por exemplo a palavra bateria, em Português pode-se dizer pilha e em Espanhol pila ..... ops ..... era uma palavra inocente.

Recentemente descobri que o Brasileiro também nos pode gerar situações menos convenientes. O filhão tinha um trabalho para fazer com um colega sobre os reis da nossa 2ª dinastia (Avis) e decidiu procurar na Internet informação sobre o assunto. Até aqui tudo pacifico e tive o cuidado de lhe relembrar os perigos da Internet. O trabalho de recolha de sites para posterior consulta rapidamente ficou concluído e o filhão ficou tão entusiasmado com o tema que decidiu construir a sua coroa para brincar de rei. Na realidade ele anda a tentar “conquistar” a independência do seu reino ..... leia-se quarto ..... mas é sempre invadido pelo pai ..... eh eh eh.

O que parecia simples e inofensivo rapidamente se alterou por causa do maldito acordo ortográfico. Como o que ele pretendia era um desenho ou fotografia para copiar ou imprimir, ensinei-lhe que o google tem um motor de pesquisa próprio para imagens ..... agora experimentem a introduzir a palavra “coroa” e carregar em pesquisar..... vejam o que aparece logo na 2ª fila, claramente em destaque a meio do ecrã!

Este é um problema da segurança das crianças na Internet, neste caso por uma coisa tão simples como o Português.
.
Para os pais - em conversa com um colega e amigo que até percebe umas coisas do tema, fiquei a saber que no google, se formos à pesquisa avançada, existe uma secção que diz filtros e que existe uma opção (regra geral a 1ª) que se refere a material explicito. Se activarem esta opção, as referidas imagens já são filtradas e não aparecem. Pelo menos inadvertidamente, as nossas crianças estão "a salvo".