quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O maior hobbie Português

Se formos a olhar para os currículos dos nossos licenciados ou candidatos a um emprego, constatamos o mesmo que lendo uma revista a um qualquer elemento do jet7 ou figura pública – todos têm por hobbie a leitura, e muitos dizem que têm dois ou três livros em cima da mesa de cabeceira.

Num país de grande iliteracia, parece que para se ser inteligente ou culto tem de se ter por hobbie a leitura. É um grande estigma que carregamos. Por exemplo, tenho um amigo que foi para a fila de uma livraria só para ser dos primeiros a comprar um livro de um autor Português da moda. O destino deste livro não foi sequer a mesa de cabeceira, foi um lugar perdido no meio de outros tantos livros que ele nunca leu.

O Marcelo Rebelo de Sousa e outros como tal, todas as semanas são capazes de se referir de uma forma maravilhosa a vários livros, que não acredito que tenham tido oportunidade de o lerem. Mas dizem maravilhas e recomendam vivamente. Várias são as revistas que semanalmente fazem exactamente o mesmo.

Poucas são as pessoas que reconhecem que não gostam de ler ..... porque será?