domingo, 23 de agosto de 2009

O prazer da tertúlia

Nestas férias tivemos vários momentos de convívio com vários amigos. É indiscutivelmente um dos prazeres da vida.

Assistir a uma mesa corrida de 20 crianças divertidas, a comer picanha ou barrigas de atum saídas da grelha, por acaso em quantidades industriais, é um regalo para os olhos. Pelo meio batem-se palmas ao cozinheiro, aos amigos, aos cães ..... enfim, a tudo. É lindo! E depois a mesa vazou e voltou a encher com o mesmo número de adultos, enquanto os petizes brincavam entre eles. Não há dinheiro que pague estes momentos. Como a minha menina havia de gostar de estar presente .....

Para além da amizade que se Deus quiser se irá perpetuar para a vida, desde cedo aprendem o prazer do convívio e de ter amigos. No caso do filhão, a primeira tertúlia a que ele foi tinha 2 meses, num ameno jantar em Águeda com música e tudo. A Ana tinha sido operada pela primeira vez à pouco tempo e ainda tinha a cabeça envolta em ligaduras. O filhão apesar do barulho dormia calmamente no seu “ovo”. Depois do stress do que tinha acontecido, foi maravilhoso. Sentíamo-nos vivos!

Esta semana tinha umas coisas programadas para fazer à hora do almoço e recebi um telefonema para almoçar de um amigo ..... está-se mesmo a ver o que fui fazer. Um belo almoço, com quase duas horas de conversa a acompanhar um belo bacalhau ..... só faltou mesmo um belo vinho ou copo de sumo de caju. Não fosse estar cheio de trabalho ..... e serem efectivamente horas de trabalho ..... acho que ficávamos em amena cavaqueira o resto da tarde ..... mas enfim, haverá mais almoços.

Aguardando ainda por um jantar com a Joana Amaral Dias ou com a Marta Rebelo ..... o que não deve ser fácil de acontecer porque não sabem que eu existo e eu não as convido ..... espero que nos próximos tempos tenha oportunidade de almoçar e jantar muitas vezes com os meus amigos e amigas ..... especialmente as amigas ..... preferencialmente giras e inteligentes ..... e participar em diversas tertúlias.

Uma das melhores coisas da vida são os amigos e, quando temos a oportunidade de aproveitá-los em belas tertúlias ..... é uma maravilha ..... ..... que haja muito Mandu’s Bar e churrascos lá em casa!