quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Relações de confiança

Todos nós pais sonhamos com uma relação perfeita com os nossos filhos, sabendo de antemão que os erros acontecem, e de ambas as partes. O importante é conseguir estabelecer as fronteiras e a confiança.

Por estes dias o filhão estava na brincadeira com os amigos na água e começaram a nadar em direcção a uma bóia, deixando de “ter pé”. Sem avisar e sem supervisão. Brincadeira puxa brincadeira e alguém se lembrou disso. São crianças, acontece.

Felizmente estava como de costume um pai com atenção e mandou-os todos de castigo para a toalha falar com os pais. Foi um filhão constrangido que chegou ao pé de mim e que ouviu a história que me contaram. No fim, perguntei ao filhão se sabia o que tinha feito de errado e o meu porquê do que não podia fazer devido aos perigos que isso acarretava. No final dei-lhes as alternativas e fiz apenas uma simples pergunta:

Posso ficar descansado que isto não mais se repete?

Graças à relação que conseguimos estabelecer com ele, o Sim que ouvi foi tudo o que precisava de ouvir ..... o que não quer dizer que não me mantenha alerta, mas sei que não mais terei este problema ..... estas férias, obviamente. Ele sabe que a liberdade que tem é fruto dessa relação de confiança por ele conquistada e o cumprimento de algumas regras básicas.

O nosso filhão é um orgulho, meu amor!