sábado, 7 de fevereiro de 2009

Buy American

Podia ser uma frase de puro nacionalismo americano, apregoado por um recém empossado presidente, porém, quando o mesmo tinha proferido dias antes criticas a outros países sobre proteccionismo ..... bem ..... a constatação é simples ..... até o homem mais poderoso do mundo pode perder boas ocasiões para estar calado.

Esta é uma atitude que os americanos na realidade têm noutros países, privilegiando efectivamente empresas suas congéneres. Toda a recuperação de países em que eles têm participado tem funcionado assim.

Numa época de crise e desemprego, o presidente limitou-se a importar a sua política externa. Mas aquele lugar exige coerência ..... bem ..... o seu antecessor devia ser das pessoas menos dotadas intelectualmente, mas isso é passado ..... e num espírito de coerência tal sentimento não pode e não deve existir.

Esta é uma patologia de ricos. As classes mais pobres e desprotegidas sabem que é na ajuda mutua que todos conseguem algo melhor. Só sabendo dar valor ao receber ajuda, especialmente de quem pouco ou quase nada tem, que se dá o devido valor ao dar.

Já que esta crise mundial foi lá criada, não me parece a atitude correcta ..... mas a verdade é que os americanos só têm a atitude correcta quando ela lhes convém.

Pessoalmente gostaria que o nosso povo tivesse uma atitude semelhante, assumindo idêntica qualidade e preço, obviamente. Temos vindo a melhorar o nosso “software mental” ao longo dos tempos, tendo deixado para trás a atitude de recusar o que é Português, felizmente, mas ainda estamos longe desta atitude.

Esta vai saber bem dizer ..... O que é nacional é bom!!! ..... Comprem Português!