quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Pecar por excesso

Após anos de marasmo, o actual governo decidiu empeçar uma autêntica revolução em termos tecnológicos, potenciando uma visão mais global e abrangente num mundo em si perfeitamente global. Mas este “Choque Tecnológico” não pode ser visto como uma “corrida de 100 metros”, o que no calor eleitoralista da primavera me parece estar a acontecer nalgumas situações.

A Vodafone utilizava numa das suas campanhas uma frase que eu aprecio e que utilizo várias vezes ..... “produtividade não é o número de passos que damos mas sim a distância que andamos”. Não se pode querer fazer tudo ao mesmo tempo ou apenas fazer por fazer.

Qual a relevância de ter um site governamental de preços dos combustíveis online para poder fazer comparações? Vão fazer o mesmo para o pão? E para o leite?

Estará o governo a fazer isto porque todos temos a percepção de que a Alta Autoridade para a Concorrência não tem capacidade efectiva no controlo da cartelização dos preços? ..... independentemente de estes serem combinados ou resultado de uma estratégia global de mercado, onde se sabe que as guerras de preço destroem valor às empresas ..... Se assim é, devo realçar que o sector bancário está na mesma situação ..... dava jeito poder comparar spreads e outros custos geralmente encobertos.

A existência deste site apenas realça o que todos já sabíamos, ou seja, as grandes superfícies face à sua capacidade negocial (dimensão) e a sua capacidade de acções comerciais (cross-selling), podem apresentar preços que o Zé Manel que tinha um terreno e construiu uma gasolineira não pode combater. Constatamos também que numa lógica normal de oferta vs procura o valor nas auto-estradas é mais elevado. Quem lucra com isto? É só passar nos postos das grandes superfícies e constatar que as pessoas já sabiam onde o preço é mais barato ..... não é preciso internet ..... o informal passa-a-palavra é suficientemente eficaz.

Para além desta constatação, a outra que se pode tirar é que o Zé Manel tem data e multa (ou coima) se não disponibilizar a informação a tempo e uma Galp ou BP podem invocar dificuldades sem qualquer problema ..... ou multa. Isto para não falar que o Zé Manel ainda se arrisca a ir preso porque deu um carolo no filho que estava na internet a jogar ou no messenger e nunca mais enviada a informação do pai ..... o Zé Manel ainda não sabe mexer muito bem nestas coisas modernas.

Parece-me mais um pretexto de futura publicidade eleitoralista que uma necessidade ou vantagem. Num depósito de 60 litros, a diferença entre o valor mais elevado e o mais baixo é de aproximadamente 11,00 € ..... é efectivamente dinheiro, mas talvez numa relação custo/beneficio isso não seja relevante, até porque não me parece plausível que a maioria das pessoas ande constantemente a consultar a informação. Será utilizado pelos automobilistas quando detectam que estão na reserva para decidir onde abastecer?

Já agora, e a bem da nossa economia empresarial, porque não criar um site com os prazos médios de pagamentos a fornecedores dos vários departamentos do estado, câmaras e outras entidades públicas?