sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Efeitos inversos

O efeito de uma determinada acção nem sempre é o esperado ou o logicamente espectável. Sabendo isso, temos tido várias figuras ou celebridades a utilizar artifícios como cenas de sexo para se promoverem. O que à partida seria expectável que fosse visto como negativo, arruinando a reputação da pessoa em causa, pode fazer com que seja falada ou vista como uma vitima da circunstância, permitindo-lhe capitalizar ganhos não previsíveis.

Este caso do Sócrates, para além de voltar a por em evidência a morosidade e ineficiência da nossa justiça, tem igualmente o condão de demonstrar a mesquinhes de alguns políticos e, poderá ter um resultado diferente do previsível desgaste da sua imagem. Começo a ter dúvidas se é um evento adverso ou útil à sua futura campanha eleitoral.

É mais um caso onde existe muito por explicar, e tal como vários outros, duvido que cheguemos a saber o que realmente aconteceu. Infelizmente é apenas mais um.

Sem tomar posição sobre a sua inocência ou culpabilidade, apenas acho que da forma como as notícias estão a ser publicadas e os vários comentários que acontecem, o efeito poderá não ser nefasto para ele como inicialmente poderíamos supor. Ás vezes estas situações realmente acontecem.