sábado, 17 de janeiro de 2009

Olhares diferentes

Existem várias formas de olhar para as mesmas coisas, tais como a vida, os desafios ou os problemas. As grandes evoluções do Homem foram feitas por aqueles que ao olhar para o mesmo que os outros, viram as coisas de maneira diferente, não se auto-limitando. Podemo-los chamar de pioneiros, empreendedores, visionários ou outro qualquer nome, pois seja de que forma os chamemos, estamos a fazer-lhes um elogio. Basicamente são pessoas que olham o mundo de forma positiva.

Em Portugal tivemos um candidato a primeiro-ministro que para ganhar umas eleições, pintou um cenário tão negro que parecia importado de África. Como o povo Português é reconhecidamente um povo negativista, e ainda hoje saiu um novo estudo sobre essa nossa característica, esta estratégia funcionou em pleno e ele ganhou as eleições. O preço que pagou foi que todos ficaram parados nessa visão e não se deslumbraram com o facto dele ser primeiro-ministro. O seu erro foi esse mesmo, ou seja, estava convencido que todos passariam a ter uma atitude positiva, esquecendo todo o negativismo por ele criado. Como não conseguiu fazer com que o povo mudasse essa visão catastrófica, e não conseguiu governar o país, acabou por meter o rabo entre as pernas e fugir para a Europa. Uma fuga mascarada de promoção do país, mas numa perspectiva dura e crua, uma fuga. Parecia um ministro caído em desgraça mas que se retira por motivos pessoais e nunca políticos.

Talvez devido a este exemplo mais recente, tem havido muito mais cuidado na abordagem a esta crise mundial, havendo sempre uma tentativa de aviso mas acompanhado de uma visão de melhoria a longo prazo. Somos constantemente bombardeados com a ideia de que é uma crise de duração limitada ..... só ninguém arrisca é o quanto demorada ela é.

A verdade é que as notícias de despedimentos são cada vez mais frequentes. Se por um lado da mesma maneira que as pessoas nascem e morrem, o mesmo acontecer às empresas é normal e desejado, parece-me que já existem várias empresas a antecipar as dificuldades optando pelo caminho mais fácil e, num período deste, menos sujeito à critica pública ..... é da crise! Não consigo entender como os casos de negociações em que todos ganham, como foi o acordo que ocorreu na Auto-Europa, não se repetem mais. Se são bons exemplos, repitam-se!

Em termos mais humanos, existem sempre as pessoas que enfrentam as dificuldades e as que se sentam a chorar e lamentar. São duas posturas distintas. A verdade é que as primeiras mais rapidamente ultrapassam os problemas e “endireitam” a sua vida que as segundas. Estas últimas limitam-se a perder tempo precioso, apenas para chegarem à triste conclusão que estão na mesma situação que estavam no início e mais tristes e conscientes de que o tempo que perderam a lamentar-se já não é recuperável. E se tiverem o discernimento e/ou hombridade de o reconhecer já é em si positivo.

Apesar dos vários mails de spam que todos recebemos, a verdade não é de que se formos positivos tudo se resolve. Nunca conheci ninguém com mais amor á vida e fenómeno de força positiva que a Ana ..... mas isso não chegou ..... infelizmente. Continuo é a achar que se não fosse isso, a sua partida tinha sido muito mais cedo que na realidade foi, e não tínhamos conseguido viver tudo o que vivemos e da forma como o fizemos ..... todos os três ..... mas não chegou.

Mas ser negativo não traz resultados. Pode trazer esmolas mais ou menos significativas, mas raramente constitui em si a solução. O fundamental é conseguir olhar e parar o negativismo ..... saber que é preciso recomeçar de novo ..... que a vida tem de continuar e da melhor forma. Quem só sabe se lamentar a todo o instante ou situação, está demasiado ocupado a ouvir-se chorar para reagir. É preciso saber parar, o que não é fácil! Mas para estas pessoas, quando mais cedo o fizerem mais cedo podem conseguir o que pretendem.

Viver não é fácil e há situações bem complicadas de serem vividas, porém, o negativismo gera negativismo e o positivismo gera confiança. Tal como no vício do jogo, quem está a passar dificuldades tem de saber dar o que já perdeu como perdido e tentar olhar para a frente, de forma a que o que vier seja aproveitado e não para continuar a perder. Se já está perdido, porquê continuar a fazer, pensar ou actuar da mesma forma? Que têm a ganhar? O que está perdido está perdido e é preciso é aproveitar o que vier para que seja um ganho.

Recomeçar assusta e é difícil, mas tem mais vantagens que desvantagens! Tal como um livro, a vida é feita de capítulos ..... mas é preciso recomeçar. E para quem consegue gerar internamente a força para o fazer, o meu incentivo e esperança que não esmoreçam nem se deixem vencer às primeiras 100 dificuldades ..... essas são as mais difíceis ..... depois é tudo muito mais fácil!

Para os que lerem esta mensagem e sabem que é para eles, peço-lhes que se lembrem mais uma vez do exemplo e prova de vida que a Ana foi ..... aproveitem o que ela infelizmente já não pode fazer ..... olhem para a vossa vida de uma forma diferente ..... renasçam e vivam uma nova vida. Aproveitem!

Olhem sempre para o lado FIXE da vida!

Espero que o filhão tenha herdado a tua força de viver, meu amor ..... amo-te muito ..... foste um exemplo e inspiração ..... que saudades ..... amo-te muito, meu amor!