sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Saber desistir

Este é um dos textos mais difíceis que já escrevi, não só pela dificuldade do tema, como das memórias que acarreta, como em parte ser contra a minha própria maneira de ser e pensar.

Arrumemos a parte mais difícil. Uma das coisas que mais me custou na vida foi ter de desistir do meu amor ..... não é desistir dela, mas sim saber que o fim era inevitável e que o seu sofrimento era tal, que o melhor era parar de lutar ..... desistir ..... deixar que a inevitabilidade acontecesse ..... e tal como quase tudo na nossa vida, fizemo-lo em conjunto depois de várias conversas ..... não desejo esses momentos e essa decisão nem ao meu pior inimigo ..... dilacera-nos completamente por dentro ..... foi preciso uma coragem que não sabia que tínhamos ..... que eu não acreditava conseguir fazer ..... foi talvez das provas de amor mais difíceis .....

Por muito complicado que seja, saber parar e desistir de flagelos como a droga, o tabaco ou o jogo é possível. Requer uma força de vontade titânica e de louvar, mas é fácil. É apenas uma dependência. O difícil é saber quando desistir das pessoas ou sobre as pessoas.

Há tempos atrás ao falar com uma pessoa amiga, disse-lhe que há situações que são ou podem ser uma autêntica ancora. Por muito que tentemos andar para a frente com o barco, sabemos que está ali algo ou alguém que não tem a mesma vontade ou capacidade. Podemos tentar de todos os meios ajudar e trazer à superfície, porém, se isso não for possível, é preciso saber cortar as amarras para não ir também ao fundo. A triste realidade da sobrevivência é essa mesmo ..... vamos ao fundo ou mantemo-nos à tona com a consciência pesada?

Pondo a questão em termos metafóricos, na história da cigarra e da formiga, se fossemos a formiga, o que faríamos?

Não é fácil ver alguém que gostamos ir afundando-se em direcção ao abismo, porém, se essa ou essas pessoas por si nada fazem sem ser lamentar-se, e todas as nossas tentativas de ajuda são mal recebidas ou percepcionadas, podendo mesmo ter o sentido inverso ao pretendido, então é preciso saber desistir dessas pessoas. Torna-se mais difícil quando é um menor, mas o principio é similar ..... mas é tão mais difícil!

Quando tomar essa decisão? ..... infelizmente não há nenhuma formula matemática para o saber ..... é pena.

É preciso saber ganhar e perder. É difícil mas é preciso saber desistir, por muito que isso nos custe e tendo perfeita consciência do que isso significa e acarreta. É difícil, especialmente por termos de viver com esse peso na consciência ..... mas é preciso saber parar ..... desistir.