domingo, 29 de setembro de 2013

Comunicação moderna

É já um “lugar comum” dizer que as pessoas estão cada vez mais individualistas e que deixaram de falar umas com as outras. O tempo em que as famílias se sentavam à mesa e na sala á conversa, foi desaparecendo. Primeiro veio o rádio, depois acentuou-se com a televisão, não só pelo aparelho em si mas pela proliferação de aparelhos (1 por pessoa na mesma casa), estando no seu expoente máximo momentaneamente com os mails, sms e facebooks.
 
A facilidade com que se envia uma mensagem sem dar a cara, seja por vergonha, falta de coragem, comprometimento ou simples condição do momento é enorme. O medo de dizer o que se quer e ouvir o que não se quer é grande e, as novas tecnologias vieram proporcionar a escapatória perfeita. A figura de amigos e mesmo casais à mesa de um café ou restaurante a enviar mensagens, cada um concentrado no seu aparelho, é um cenário cada vez mais banal.
 
Mas a quebra de comunicação não se fica apenas a nível pessoal. E isso é porque não estamos a falar de um evento apenas, mais sim resultado de um enraizamento de uma cultura. E o que acontece ao nível pessoal, é em tudo similar ao nível profissional, o que é normal pois são as mesmas pessoas.
 
Em termos profissionais, os assuntos deixaram de ser tratados logo ou o mais rapidamente possível e passaram a ser jogos de macacos, ou seja, envia-se um mail para alguém e acha-se que o assunto está encaminhado ….. que a nossa responsabilidade passou para quem o recebe. Quantas vezes nos acontece nos tempos que correm de perguntar a alguém como está determinado tema e o resultado é ….. “já enviei um mail”.
 
É inegável que as novas tecnologias ajudam mais do que prejudicam, mas o uso e abuso do mail está a tornar-se prejudicial. Alguns assuntos que podem ser explicados e tratados nada mais são que um item numa lista de itens. E ao contrário do passado, existe uma expectativa que as pessoas estão sempre acessíveis via telefone e mail, mas isso pode não ser verdade ….. e gera-se um gap entre a perceção de quem necessita de algo tratado e de quem tem de tratar.
 
Cada vez comunicamos menos ….. existe muito mais informação, muito mais troca de informação mas muito menos comunicação. Infelizmente, diga-se.