terça-feira, 28 de abril de 2009

Liberdade de imprensa

Dizer que a nossa imprensa é livre é na sua génese verdade, mas a promiscuidade entre órgãos de informação e políticos ou magistrados é algo real e preocupante. Como é preocupante o poder que um director de informação detém, nomeadamente se ele é susceptível a poder sofrer condicionalismos de outros, sejam eles ministros, magistrados ou da sua própria mulher.

Ainda esta semana o próprio Mário Soares no Prós e Contras falava que no seu tempo um jornalista telefonou para o tribunal para falar com o juiz e, espanto dos espantos, o oficial de justiça de serviço interrompeu o julgamento para saber se o juiz atendia. Não me parece que fosse caso inédito, tal como não pareceu ao próprio Mário Soares como ele referiu.

Pequeno momento de humor – Numa convenção de machos, o orador argumentava que já não os existiam verdadeiros e genuínos e, como prova disso, pedia a todos os que efectivamente não mandavam lá em casa para saírem do meio da sala ..... o que todos fizeram menos um que, ao ser indagado porquê apenas afirmou que “A minha mulher mandou-me ficar quieto”.

Quando ia para casa dos meus pais ia a ouvir a TSF ao mesmo tempo que pensava no que o nosso antigo presidente disse, e sobre a posição editorial dos vários telejornais, revistas e jornais e, nem de propósito, eles fazem uma referência à noticia de abertura dos telejornais nacionais. A saber:

- RTP – Não se confirma a crise suína em Portugal ...
- SIC – Aumento o nº de subsídios em Março ...
- TVI – A crise suína está-se a alastrar pelo planeta ...

São factos ..... e pior do que se diz, é como se diz ..... e pior de como se diz, é o ar com que se diz ..... na minha opinião dizer que as noticias da TVI não são sensacionalistas é como dizer que o seu jornal à sexta-feira é jornalismo ..... liberdade de imprensa e isenção são na minha opinião duas coisas distintas.