sábado, 2 de fevereiro de 2013

Falta de respeito sindical

 
Em determinada altura da revolução industrial os sindicatos desenpenharam um papel de relevo, podendo mesmo ser considerados uma peça fundamental desse período histórico, tanto na humanização do trabalho como no seu desenvolvimento, porém, hoje em dia, são apenas um empecilho, ou melhor, um estorvo para todos.

É difícil lembrar-me de uma greve que considere justa nos dias que correm ….. melhor ainda, nos últimos 4 anos, para não recuar mais. Percebo a indignação e até compartilho muitos dos sentimentos e motivos, mas isso não chega para as legitimar. Como se justifica uma greve que gera milhares de euros de prejuízos em empresas com prejuízos de milhões ….. e sendo empresas públicas, somos todos os que as pagamos.

A última greve foi contra a privatização de parte de uma empresa, a não contratação de mais motoristas para um quadro já excessivo e o fim dos previlégios de passes para mulheres e filhos que mais ninguém tem ….. à luz de que argumento isto pode ser sustentável? ….. e recusando-se aos serviços mínimos, quando os utentes que lhes pagam os ordenados já pagaram os passes e têm de gastar mais dinheiro em transportes alternativos ou perder um dia de trabalho, com o prejuízo material que isso acarreta. Inadmissível!

A partir do momento que os sindicatos tudo fazem para prejudicar a população em geral, opondo-se aos serviços mínimos e incentivando o seu desrespeito, perdem qualquer legitimização para o que quer que reinvindicam. Isso torna-se aos olhos da população irrelevante. Os trabalhadores são tão ou mais responsáveis que os sindicalistas. Não têm respeito pelos demais, pelo que não podem pedir aos mesmos demais que os percebam e os apoiem.

Esta semana vários trabalhadores foram dispensados do porto de lisboa ….. o sindicato logo veio dizer que era resultado da lei que combateram durante mais de 4 meses em que se recusaram a trabalhar ….. e o movimento do porto caiu 60%, ou seja, há menos trabalho. Se há menos trabalho, qualquer um excepto os visados diram que são precisos menos trabalhadores ….. a matemática é simples e lógica.

Um dos maiores dirigentes sindicais que pede várias vezes a demissão do governo e vários ministros por tudo e por nada, alegando qualquer motivo é obsceno e que qualquer pessoa de bem se devia demitir, veio a público tecer comentários rácistas. Repito, comentários rácistas. E a sua atitude ….. apenas depois de fortemente atacado é que se sentiu obrigado a expressar algo vagamente parecido a um pedido de desculpas ….. e logicamente não se demitiu ….. faz o que eu digo, não faças o que eu faço.

Quem quer respeito, tem de se dar ao respeito.