Tudo o que tem um
começo, tem um meio e um fim. Em termos de marketing, a curva representativa do
ciclo de vida de um produto é basilar para a escolha do investir/desinvestir,
sendo que alguns produtos âncora vão-se mantendo ativos por um período de tempo
maior ou menor. Mas chegará o momento de serem retirados. Tudo tem o seu tempo.
Quando o começo tem
uma aceitação muito grande, precisa de pouco ou nenhum investimento. É como
muitas fases de namoro, ou seja, apenas se vêm as virtudes. À medida que a
excitação da novidade desaparece, começam a aparecer os pequenos defeitos e
posteriormente a inadequação a este ou aquele fator. É o momento em que começa
verdadeiramente o investimento, ou seja, ou se vai adaptando o produto e
promovendo as suas virtudes, ou o tempo vai corroendo a ideia inicialmente
criada de beleza e perfeição.
É nesta fase que
aparece o termo maturidade. Para que o produto se mantenha no topo, é preciso
que o mesmo se vá adaptando ao passar do tempo e que quem o utiliza, tenha a perceção
clara dos ganhos que tem aquela relação de estabilidade. Tem de haver um
sincronismo entre a oferta e a procura, mesmo que seja numa relação fechada.
Com o tempo, e por
muito bom que o produto em si seja, já deixou de ser novidade, ou seja, tem de
possuir argumentos para resistir a outras novidades mais evoluídas ou apenas
diferentes, ou ser capaz de manter o interesse e perceber as necessidades de
quem “compra”. E é aí que os produtos mais falham e entram na sua fase de
declínio. Ficam presos ao que foi o seu passado e ao não investir, são vitimas
da equação fundamental de qualquer investimento ….. ganhos passados não são garantia de ganhos futuros.
Toda a relação, seja
comercial ou social, tem um padrão distinto ….. apenas mantemos o investimento
naquilo que nos trás algum tipo de retorno. Se a relação não for equilibrada,
entre o que recebemos e o que gostaríamos de receber, por mais investimento que
exista da parte do produto o resultado será inevitavelmente o mesmo ….. o ocaso
e eventualmente o esquecimento. Vitimas da pirâmide de Maslow, a equidade
perde-se. Termina.
Sempre foi assim e
sempre será ….. o tempo do tempo.