quarta-feira, 21 de maio de 2008

Arrumar ou não Arrumar – Parte 2

O Domingo foi um longo dia, cheio de incertezas e ansiedade, mas que terminou bem! Dito isto, fica claro que o quarto ficou arrumado, porém, há dúvida se eu ajudei ou ele tratou de tudo por ele, a resposta é a segunda! Yes!

Estrategicamente parei de pressionar na sexta-feira, a fim de lhe dar espaço e de perceber a reacção dele. Acho que é prejudicial a “marcação cerrada” pois não lhe permite que ele próprio se organize e pense no que deve fazer.

Como consultor que sou, ou fui ..... nunca sei bem o tempo verbal correcto ..... tinha um plano de reserva! Já tinha chegado da Suiça uma réplica da Taça do Euro 2008 que ele tanto queria ..... que deveria ser para o dia da criança ..... isso mesmo, deveria ..... e ele sabia que para além do destino das suas coisas, ficava comprometido o recebimento da Taça ..... mas diga-se em abono da verdade que ele estava comprometido pois leva as suas tarefas a sério ..... lindo menino!

Como seria de esperar, no Domingo de manhã ainda faltava algum trabalho e o dia ia ser longo. Fomos ao Coliseu pela manhã ver “Uma Aventura no Fundo dos Mares”, que é giro, e depois seguimos para casa dos meus sogros para almoçar ..... a coisa não está fácil por lá ..... a semana vai ser longa!

Depois do almoço veio a parte gira que ele desconhecia ...... era dia da Final da Taça de Portugal -» Sporting contra Porto!

Morando em Queijas, há três anos que vamos ver a festa da taça, ficando sempre do lado de fora ..... este ano não! Aconselho uma visita aos arredores do estádio neste dia, antes do jogo começar, pois o conceito de que o futebol é uma festa aplica-se genuinamente aqui ..... infelizmente não se repete muito mais. Quando saímos de manhã para ir para o Coliseu, eram 10:00 e já haviam carros, festa e convívio entre os adeptos dos dois lados, misturados como o fair-play recomenda ..... até já estava um porco quase do meu tamanho pendurado numa árvore ..... a festa sai sempre “cara” a alguém ....

Depois do almoço fomos para casa esperar a Sandra e o Gonçalo que iam connosco. Quando eles chegaram saímos para os “acompanhar e ver o espectáculo” ..... julgava o João, que foi todo entusiasmado ..... como consumista que é, foi sempre atento às bancas, chamando-me para olhar para isto e para aquilo. Estava à espera de uma grande festa quando ele recebe-se os bilhetes e visse que ia ver o jogo ..... a surpresa foi tal que ele nem reagiu, excepção a um “Pai, tu matas-me!” ..... sabe tão bem vê-lo feliz ..... viva a utilização do dinheiro no seu verdadeiro fim ..... dar felicidade a alguém! Nesta fase faço um agradecimento especial ao Pedro, sem o qual não tinha sido possível ir ao jogo ..... já te disse mas repito, Obrigado!

O jogo foi mal jogado mas o resultado foi óptimo – GANHÁMOS!!!! 2-0!

Este foi um momento feliz e triste, pois vi o meu filho com uma alegria enorme do seu clube ganhar e senti uma tristeza enorme da Ana não estar ali para apreciar essa felicidade do nosso menino ..... amo-te muito e tenho muitas saudades de ti, meu amor! ..... como te queria ao nosso lado naquele momento!!!

A volta para casa foi em ambiente de festa, sempre impressionado com a capacidade vocal do rapaz. Por brincadeira costumo dizer várias vezes que ele me lembra aquela parte do filme do Shrek 1 onde a Fiona conhece o burro e se apercebe que ele tem o dom da fala:

Fiona – “Mas ele fala !!!”
Shrek – “ Ó se fala ..... o difícil é fazê-lo calar .....”

O filhão gritou antes do espectáculo começar juntamente com a claque do Sporting ..... no aquecimento dos jogadores ..... toda a 1ª parte ..... descansou ao intervalo ..... gritou toda a 2ª parte ..... toda a 1ª parte do prolongamento ..... toda a 2ª parte do prolongamento ..... toda a festa depois do apito final e até a equipa sair do campo ..... todo o tempo em que estávamos à espera da Sandra e do Gonçalo e as pessoas iam passando por nós e, se já estão cansados, fiquem sabendo que foi o caminho todo para CIMA a cantar “só eu sei, porque o caneco é nosso!” ..... é ou não e de ficar impressionado? ..... é nesta fase que acrescento que não ficou sem voz, ao contrário do pai que até pouco gritou .....

Voltando ao quarto. Até á hora do jantar ele conseguiu arrumar o que lhe faltava, “sem espinhas” ..... não sei se por felicidade, por responsabilidade ou outra “ade” qualquer ..... mas o resultado é o importante e o quarto ficou limpo. Ele “jogou” um pouco com as coisas que transitavam para o quarto de brincar, ganhando assim algum tempo ..... na realidade fiquei contente pois o quarto ficou com o que ele considerou necessário e, não subvertendo as regras que lhe tinha dado, tirou partido delas ...... algo que lhe vamos incentivando desde pequeno ..... acabou de ter como bónus a réplica da Taça antes do dia da criança ..... esta era a altura em que a Ana diria que eu era mole ..... mas o meu único vício na vida é dar-lhes prendas ..... desta vez tinha um bom motivo.

O João voltou, acho eu, a aprender a lição, ou seja, tem de ser ele a cumprir as suas responsabilidades e dentro dos timmings que têm de ser cumpridos ..... estamos no caminho de ele poder vir a ter os seus cães e as responsabilidades e alegrias que isso transporta consigo.

Estou feliz ..... O quarto está um mimo ..... arrumado e organizado ..... e colocámos na parede em frente à cama, uma tela dele e da mãe numa fotografia linda! Sei que me estou a repetir mas Amo-te muito, linda, e estou cheio de saudades tuas ..... o vazio é tão difícil ..... Amo-te tanto!

Arrumar ou não Arrumar!

P.S. – Hoje o João esqueceu-se de trazer os trabalhos de casa para fazer e, aceitou a sugestão de ler um livro antes de ir jantar .... “Pai, em vez de ler um dos livros da médica, vou ler um destes que recebi e arrumei no sítio certo!” ..... lindo!