terça-feira, 8 de outubro de 2013

Limpar a cabeça


Muitas vezes quando estamos demasiado mergulhados num problema, uma pequena pausa faz maravilhas pois permite-nos libertar momentaneamente a mente e voltar ao problema de uma outra forma. Uns param para fumar, outros para ver televisão, outros para um café e outros ainda para conversar sobre esse tema ou outro qualquer com outra ou outras pessoas. O fundamental é o mesmo, ou seja, desviar a atenção e o pensamento viciado e tentar ganhar uma nova visão ….. pode ser melhor ou pior, mas pelo menos certamente terá o condão de ser diferente.

Mas isto aplica-se tanto a um problema como a uma série de situações na nossa vida. Por mais que consigamos aguentar um ritmo intenso, seja de trabalho ou de situações pessoais, a verdade é que a mente vai ficando viciada numa série de pressupostos, dificuldades ou raciocínios, o que não permite chegar a conclusões ou afirmações muito diferentes. É como fazer um bolo sempre com os mesmo ingredientes ….. pode ficar ligeiramente diferente, mas nunca totalmente diferente.

Existe um ditado adaptável que é “dar um passo atrás para depois dar dois em frente”, e muitas vezes é isso mesmo. Podemos perder um tempo que achamos precioso para limpar a cabeça ou ganhar uma nova visão, porém, grande parte das vezes isso permite-nos depois avançar mais depressa ou, na generalidade das vezes, melhor. Não é sempre assim, é certo, mas acredito que seja maioritariamente assim.

E se assim é, porque não o fazemos mais vezes? ….. acho que em determinadas alturas estamos tão embrulhados que precisamos de esgotar a nossa capacidade para o perceber.

Meditei muito em escrever este post, uma vez que na sua essência dizia o mesmo que o “Uma pausa, apenas por dizer que este fim-de-semana fiz o mesmo mas em família ….. apenas uma ideia ….. para quem estiver demasiado “embrulhado”, meditar se não precisa de uma pausa ….. seja como a fiz em 2009, seja como a fiz agora em 2013 ….. uma pausa.