domingo, 13 de abril de 2014

O "infeliz" poder dos media

 
Às vezes quando acho que graças aos novos meios de comunicação a tradicional comunicação social já perdeu o seu peso e o seu impacto, algo acontece para me trazer de volta à realidade. Não é apenas um José Rodrigues dos Santos que se acha mais esperto que um político demasiado batido para um mero amador chico esperto. Como ele existem vários que têm o poder de massificar uma mensagem errada, fruto das suas opiniões ou distorções da realidade. No caso do JRS a questão não é tanto a mensagem ou a pertinência ou não do que se passou, é a utilização de um palco de forma pessoal ou encomendada. É uma pena.
 
Nos últimos tempos houve 2 figuras nacionais que foram uma referência pela positiva na luta que milhares todos os dias têm contra as doenças oncológicas. Estou a falar da Fernanda Serrano e do Manuel Forjaz. A primeira sobreviveu e o segundo infelizmente para ele e para a sua família, não. Este último não baixou os braços e lutou enquanto pode para vencer a doença. Consultou médicos, experimentou abordagens, consultou especialistas, informou-se e manteve-se informado e, mais importante que tudo, manteve sempre a esperança de vencer.
 
Mais importante de tudo ..... não se deu por vencido ...... e isso é um exemplo e uma referência.
 
Algures durante o seu percurso, acompanhado por milhares (ou mesmo milhões), teve algumas frases que expressavam bem a sua resiliência. Uma delas, amplamente difundida, é que o cancro não o iria derrotar. Quem leu um pouco o que ele foi escrevendo terá certamente percebido o que ele quis dizer ..... o cancro podê-lo-ia matar, mas não o iria quebrar, atirando-o para um estado vegetativo de letargia à espera da morte ..... ele tudo iria fazer ..... e fez ..... para que o cancro não o "quebrasse".
 
Mas a doença é cruel e o acreditar não é suficiente ..... eu que o diga que assisti e vivi o mesmo ..... certas patologias são irreversíveis e só a vontade não chega ..... em certas situações faz toda a diferença, noutras é curto ..... foi este também o desfecho do Manuel Forjaz ..... mas vendeu cara a luta e o desfecho final.
 
Ele não foi vencido pelo cancro ..... perdeu foi a luta ..... mas lutou até ao fim!
 
Capa de um pasquim feito por um jornalista que devia ter vergonha de se intitular como tal ..... algo do género ..... "Afinal o cancro venceu o Manuel Forjaz". Dizer isto é querer ter uma primeira página bombástica e não olhar a meios e a fins para o conseguir. Numa só frase, para além de demonstrar uma ignorância ignóbil para quem tem uma responsabilidade social a cumprir, matou parte da mensagem de um homem que era um exemplo para muitos na mesma situação. Lamentável.
 
Quem está numa situação destas precisa de exemplos de coragem ..... independentemente do resultado ..... precisa acreditar para lutar ..... precisa de um estímulo ..... de um pequeno farol no meio da tempestade ..... precisa de saber que a sua mente pode fazer a diferença ..... saber que tal como ele, outros passam pelo mesmo e acreditam ..... precisa de exemplos.
 
O cancro não o venceu, porque ele nunca quebrou ..... a doença apenas foi superior ..... o resultado é o mesmo, o sentido é completamente antagónico.
 
Ao pasquim e ao autor do título os meus sentimentos ...... tenho pena que alguém não tenha dito a frase que já vários ouviram ..... porque não te calaste!