terça-feira, 1 de abril de 2014

As próximas eleições são mesmo para o quê?

 
Em tempos a filha de uma amiga dizia que só escrevia sobre política ….. nos últimos tempos parece que é mesmo verdade. Mas não está fácil não utilizar este espaço para desabafar sobre o tema. Como o último post que escrevi não foi bem percebido na sua intenção, vou ser direto.
 
Será que os partidos políticos perceberam que as próximas eleições são em primeira instância para a Europa e, apenas como consequência, afetam-nos internamente. Apenas ouço falar sobre o governo e castigar o governo.
 
Hoje, dia 1 das mentiras, o PS lançou um vídeo fabuloso, porém, borrou a pintura no final. O vídeo retrata todas as mentiras do Passos Coelho, mas todas relacionadas com a situação interna de Portugal. No final, referência à votação dos Portugueses sobre as Europeias ….. e ….. não estou a votar para a Assembleia da República de Portugal, nem acredito que um mau resultado para o Parlamento Europeu signifique que internamente devem sair do governo. Entre o cú e as calças, deveriam existir umas cuecas ….. até podem estar todas borradas, mas devem existir.
 
O que gostava de saber é quais as forças ou correntes políticas representadas no Parlamento Europeu, em qual cada um dos nossos partidos se insere ou naturalmente vota e, já agora, qual a sua expressão numérica no momento de votar. Juntando isto tudo fica a faltar apenas um pequeno pormaior ….. o que é que cada uma delas defende. O que é que cada força que contém os nossos partidos defende para a Europa e como têm sido votados os pontos mais importantes. Isso sim seria jornalismo de informação.
 
A mim interessa-me que o meu singelo voto seja utilizado no que defendo ou mais acredito para a Europa, não em quem estará a comandar Portugal ….. para isso haverão eleições próprias.
 
Adorei o filme que o PS fez, que até seria similar a um feito pelo PSD. Numa das últimas eleições americanas, o partido perdedor fez um site com o cumprimento das promessas que quem ganhou havia feito e qual o seu grau de cumprimento. O que o PS fez assemelha-se a isso, com um cuidado muito aprofundado do grafismo dos resultados ….. adorava que seguissem o exemplo americano ….. seria ótimo como avaliação do governo, mesmo desconfiando dos dados que não sejam de uma entidade credível.
 
Alguém com acesso aos nossos dirigentes políticos que lhes explique a diferença entre uma eleição nacional e uma eleição europeia.