quarta-feira, 3 de março de 2010

Que nem Judas

Ultimamente temos sido brindados com uma mediocridade assustadora do ponto de vista jornalístico. Por breves instantes vou deixar de lado as tentativas do governo, independentemente do partido, de condicionar as notícias. Falemos apenas nos jornalistas.

Fazendo uma retrospectiva aos tempos mais recentes, tivemos o caso da Manuela Moura Guedes que com toda a naturalidade, após perder a protecção do marido, foi afastada dos ecrãs pois em bom rigor denegria ainda mais a imagem da TVI. Apesar de ela estar convencida que o que faz é jornalismo, aquilo não era mais que tempo de antena para poder expressar as suas opiniões viscerais.

Outro baluarte do nosso jornalismo, o Mário Crespo, entrou numa fase de decadência onde ataca tudo e todos. E como se acha acima de qualquer crítica, faz-se de vitima por não publicarem as suas coscuvilhices – para ser notícia teria de ser mais que o diz que disse e eu ouvi dizer – com todo o respeito que ele me merece. Um exercício de vitimização para gerar “apetite” para o seu livro, com depoimentos aos deputados de uma verdade muito pessoal.

Agora foi o Paulo Pinto Mascarenhas do i, tal qual Judas, a apresentar um artigo que de jornalismo nada tem em prol da promoção do seu nome. Patético, tanto ele como o jornal em si. Não esperava isto do Martim Avillez ….. que desilusão!

Um dos segredos mais bem guardados da blogosfera era quem seria o homem por detrás do blog O Jumento. Um blog de cariz político, que não estava colado a um partido ou dogma e com uma visão crítica e mordaz da nossa sociedade. Uma fonte de inspiração para muitos, incluindo eu próprio. Apesar de perseguido por todas as facções e governos, incluindo a justiça e a Interpol, continuava a escrever e a expressar a sua opinião de forma livre e não condicionada.

Qual a vantagem que o jornal i pretendeu com este artigo? Que ganha com isso? Que ganham os leitores? Quem mais senão os partidos ficaram felizes? Qual o interesse jornalístico desta notícia? Isto é notícia ou coscuvilhice de alcoviteira? Porquê?


Judas vendeu-se por 30 moedas de ouro ….. e tu Paulo, por quanto te vendeste? Ou terá sido apenas por pura inveja de reconhecidamente não teres a mesma capacidade e sagacidade d’ O Jumento? Consegues olhar-te ao espelho sem sentires vergonha? ….. dúvido!