quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Cabeça limpa

Mais umas férias que terminam. Tal como no passado, o corpo está a pedir horas e horas de sono, mas a cabeça está limpa e descansada ..... as baterias estão recarregadas, e prontas para um novo ciclo que há-de vir.

Tal como nos anos anteriores, o filhão passou o primeiro dia pós férias com o pai no sofá dos avós a descansar ..... foram duas semanas de muita actividade, muita praia, muita brincadeira e muitas horas de amena cavaqueira até muito mais tarde do que ele habitualmente tem no dia-a-dia. Está cansado.

Mas o corpo é o mais fácil de descansar. Podemos num determinado dia deitar mais cedo e dormir muitas horas, ou passar um qualquer fim-de-semana inteiro na cama e sofá. É fácil descansar o corpo e recuperar a energia física ..... a cabeça é outra história ..... não podemos pura e simplesmente desligar de noite e acordar no dia seguinte recuperados ..... infelizmente a generalidade das pessoas não funciona assim.

Ao contrário de outros anos, fiquei pouco tempo junto ao mar a pensar no que fazer a médio prazo, assim como especialmente nos tempos mais próximos, mas os muitos km’s efectuados sozinho deram-me o tempo necessário para por as ideias em ordem ..... para reflectir e ponderar ..... para definir claramente o que quero e especialmente o que não quero ..... e isso só é possível fazer com a cabeça limpa.

Como diz a canção …..

I can see clearly now, the rain is gone,
I can see all obstacles in my way
Gone are the dark clouds that had me blind
It’s gonna be a bright (bright), bright (bright)
Sun-Shiny day.