terça-feira, 16 de junho de 2009

Quando as palavras falham

Todos nós passamos situações em casa ou no trabalho em que as palavras falham no momento certo, perdendo-se para todo o sempre. Certas coisas têm um tempo e um local para serem ditas e apenas nessas ocasiões. Sejam positivas ou negativas, ou são ditas no momento certo ou não fazem sentido o serem.

Estou engasgado! ..... capitei quando não o poderia ter feito!

Este fim-de-semana estive com uns primos com quem já não estava fisicamente há muito tempo e, no momento em que me estava a despedir da minha prima, ela disse-me ao ouvido “Tenho muito orgulho de ti” ..... fiquei sem palavras. A razão de ter ficado sem palavras não foi por mim, que obviamente apreciei muito essas palavras de incentivo mas sim por eles ..... eles é que o verdadeiramente merecem ..... e tal foi o meu espanto que a minha garganta ficou seca ..... eu é que deveria ter dito isso ..... eles é que mereciam ouvir ..... perdi essa oportunidade de o dizer.

Os meus primos são pais de duas crianças deficientes e têm dedicado toda a sua vida a eles, tentando educá-los o melhor possível e preparando-os para poderem um dia serem autónomos ..... são em pais como eles que nós nos devemos inspirar ..... tem sido uma vida de entrega e sofrimento.

Tenho o maior dos respeitos e admiração por pais como eles, como tenho por aquele pai que vejo todos os anos no verão na praia a transportar e a cuidar do seu filho que tem uma paralisia total, como outros exemplos de amigos próximos. Como por aquela amiga médica a quem o filho tetraplégico pede que o ajude a acabar o seu sofrimento. Não posso deixar de incluir nesta admiração e respeito avós como são os meus pais, que quando os filhos não podem (ou não querem), se substituem a eles em prol dos netos, da melhor maneira que sabem ou podem.

Um dos filmes que mais me marcou foi o “A Vida é Bela”. Não sei se foi por termos visto o filme quando a Ana já estava (muito) grávida do filhão, se pela dedicação e abnegação daquele pai. Não menosprezando o meu esforço e de todos os bons pais, são pessoas como os meus primos ou os meus pais que merecem o nosso orgulho e respeito. Mal ou bem, dão tudo o que têm e não têm em prol deles ..... e consomem-se internamente a um ritmo vertiginoso.

Mas naquele momento as palavras falharam ..... a voz ficou muda ..... perdi aquela oportunidade de dizer o quanto os considero um exemplo ..... resta-me deixar-lhes aqui a todos eles uma singela (e infelizmente tardia) homenagem.