segunda-feira, 1 de junho de 2009

A minha professora

Este não é um texto sobre a minha professora mas sim a do meu filhão. Termina assim em breve a fase do 1º ciclo e com ele 4 longos anos que passaram juntos. Foi com ela que aprenderam a ler e a escrever, a história de Portugal e muitos outros temas. Foi ela que lançou as bases da forma como eles irão encarar os estudos no futuro.

Este fim de semana fizemos uma pequena festa de homenagem à Sandra, demonstrando assim o agradecimento sincero de crianças e dos pais. Com a conivência do marido (Tiago), obviamente, conseguimos que a Sandra fosse ter ao Teatro Aberto, onde foi recebida por um coro das “suas” crianças a cantarem a música que tanto ensaiaram para a última festa de Natal ..... “Over the Rainbow” ..... lindo e comovente ..... com direito a lágrimas da Sandra e dos pais.

Como recordação deste dia e dos últimos 4 anos, os meninos ofereceram um livro com a sua fotografia e uma dedicatória ..... cada um deles ..... ficámos em dívida à Mª. Helena pelo trabalho. Como todos queriam ser eles a oferecer, teve de se fazer um sorteio para ver quem iria oferecer mas, depois disso, cada um dos meninos leu a sua dedicatória à Sandra ..... e houve quem ficasse em lágrimas tal era a comoção.

Nestes últimos 4 anos foi com ela que eles passaram grande parte do seu tempo. Ela foi professora, amiga e confidente. Foi em muitos momentos a educadora e a disciplinadora ..... mas sempre sua grande amiga. Numa turma de mais de 20 crianças, obviamente que todos são diferentes mas todos em conjunto criaram um ambiente de saudável camaradagem que é um exemplo para os crescidos.

Do ponto de vista pessoal, a Sandra foi fundamental para que o filhão conseguisse passar por tudo o que passou de uma forma equilibrada, ou pelo menos com o mínimo desgosto e trauma possível. Não tenho palavras para agradecer tudo o que ela e o resto dos profissionais do colégio fizeram.

Como pai apenas me resta dizer ..... Obrigado Sandra.