sexta-feira, 8 de maio de 2009

Coisas sem preço

Na nossa moderna sociedade de consumo, quase tudo se compra e se vende. Existem artigos que custam fortunas quase obscenas à luz dos valores definidos pela OCDE para o limiar da pobreza, e existem artigos similares com valores muito mais acessíveis ao comum dos mortais. Tudo depende dos materiais utilizados e da nossa percepção da qualidade dos mesmos. É somente preciso procurar o que queremos face ao preço que estamos dispostos ou habilitados a pagar, seja em lojas ou na internet.

Apesar da facilidade de encontrar quase tudo hoje em dia, é bonito de ver que as nossas crianças continuam mesmo assim a dar muito valor ao que é feito por eles ou para eles. Quantas vezes os bebés brincam mais com as caixas que com os brinquedos que lá vêm dentro e nós achamos piada?

O filhão, talvez incentivado pelo exemplo da mãe, do pai, dos avós e do Art Attack, gosta muito de fazer os seus brinquedos ou objectos. Tem sido assim para taças, braçadeiras de capitão, cartas de jogo, coroas de reis e outros objectos ou brinquedos. E adora ajudar-me a construir os meus barcos ou mais recentemente o meu eléctrico. E como nós gostamos de incentivar isso.

O filhão irá efectuar hoje a apresentação de um trabalho de história sobre D. Filipe I e, como felizmente a professora Sandra para além dos dados em si quer que eles se preocupem com a apresentação, ele e o Zé têm treinado uma pequena encenação com teatro, música e trajes. Estão super entusiasmados e ontem estiveram novamente a treinar para o grande dia.

Pelo nosso lado, a Rita ajudou-os a pesquisar, recolher e filtrar os dados a apresentar, o Pedro preparou a música ..... isso mesmo, a música ..... a Ana fez um fato de soldado há 3 anos atrás que será utilizado agora, e eu preparei uma réplica da coroa de D. Filipe I e fiz algumas cópias para entregarem. Mais do que um trabalho, vai ser uma autêntica peça de teatro.

O prazer que sabemos que eles irão ter ao estarem a apresentar o trabalho com todos estes artefactos, não tem preço ..... e eles sabem que tudo foi feito por eles ou para eles ..... o que irão dar valor num futuro longínquo .....

Tudo isto podia ter sido comprado ..... podia ..... mas não iria ter o mesmo gosto ..... há coisas que não têm preço!

Boa sorte para a apresentação do trabalho, meninos.