segunda-feira, 18 de maio de 2009

Planear a semana

Muitas vezes sentimos que o tempo nos domina. Em termos profissionais parece que não conseguimos terminar as tarefas mais importantes e, em termos pessoais, sentimos que a vida nos passa ao lado. É quando tomamos consciência que o tempo efectivamente nos domina.

Depois de quase um mês e meio alucinante de excesso de carga profissional, decidi descansar este fim-de-semana e rever todo o meu planeamento e prioridades. Como o filhão vem sempre em primeiro lugar, acabei por tirar essa sobrecarga de tempo ao meu descanso pessoal, atingindo uma média de horas diárias que não vou escrever para que a minha mãe não me ponha de castigo ..... e era bem merecido.

Aproveitei o descanso para ler os meus apontamentos das aulas do João Matos na cadeira de Gestão do Tempo do PAGE, e aproveitei também para ver as apresentações do programa que ele referiu sobre o tema, assim como alguns artigos e dicas interessantes. Depois de alguma meditação decidi experimentar uma nova abordagem.

A minha primeira tarefa semanal será o planeamento da minha semana de trabalho. Em apenas 30 minutos, que corresponde a pouco mais de 6% de um dia de 8 horas de trabalho, irei percorrer os seguintes pontos:

1º) Rever a minha missão e valores – repensar o que fiz na semana anterior em relação ao que realmente é importante para a minha vida, pensando em como gastei o meu tempo e o que faria diferente se o tempo voltasse atrás. Ao planear as minha semana, irei ter isso sempre em mente.

2º) Objectivos semanais – planear o que gostaria de ter completo até ao final da semana. Estes objectivos tanto podem ser unitários como ter várias etapas. Se os colocar no meu outlook, com ou sem data/hora, terei sempre presente o que pretendo completar.

3º) A minha bússola – todos nós desempenhamos papeis na nossa vida, seja o ser EU, pai, filho, manager, amigo, etc. Para cada um destes papeis, irei definir o que gostaria de completar até ao final da semana, marcando-os na minha agenda. Embora sejam coisas simples, tal como ligar a um amigo, a verdade é que no meio de todas as outras coisas, muitas vezes estas vão ficando para trás.

4º) Tarefas – Depois de ter programado o que realmente é importante, irei passar para o resto das tarefas que estão na minha To Do List. O truque aqui será calendarizar o que é importante e urgente (I), importante mas não urgente (II), urgente mas não importante (III) e por fim o resto, que não é nem urgente nem importante (IV) mas que terá de ser efectuado.

Nada do que anteriormente escrevi é novidade ou constitui um Ovo de Colombo, porém, a verdade é que apesar de já fazer algumas ou todas estas coisas, nunca me dei ao trabalho de planear semanalmente a generalidade delas. Sei que apesar de parecer simples, o fazer isto de forma sistematizada vai ser complicado pois o tempo faz sempre falta para algo, mas vou tentar.

Se conseguir planear a minha semana de forma realista e não o que gostaria que ela fosse, acredito que chegarei ao fim da semana com um grau de satisfação maior, sabendo que cumpri o que me comprometi e que esses sucessos constituem uma mais valia para mim enquanto pessoa e enquanto profissional.

Vou tentar esta abordagem ..... se não funcionar, o máximo que perdi é 30 minutos ..... mas que ganhos espero ter se funcionar!