terça-feira, 1 de junho de 2010

Restos de tradição

Recentemente voltei a receber a história dos macacos condicionados. É supostamente o relato verídico de uma experiência feita sobre o condicionalismo da mente.

Três macacos são colocados numa jaula com um escadote e bananas no topo. Sempre que um dos macacos subia, os outros apanhavam um banho de água fria. Naturalmente que passado algum tempo, sempre que um macaco tentava subir, os outros batiam-lhe. Passado algum tempo, substitui-se um dos macacos com o resultado esperado ….. ele queria subir e os outros batiam-lhe. Resumindo, passado pouco tempo, não havia nenhum dos macacos originais e ninguém sabia porque o fazia, mas sempre que um dos macacos tentava subir, os outros batiam-lhe.

As nossas tradições são um pouco assim. O conceito de sociedade diz que a pessoa deve crescer, casar e ter filhos. Sempre foi assim. Já cá não estão os que tal ideia tiveram, mas continua-se a pensar que tem de ser assim ….. que os casamentos são para a vida, por mais infelicidade que tragam, que as pessoas têm de ter filhos, mesmo que não saibam ser pais, que a família tem de se manter unida, mesmo que nada tenha em comum, que os casamentos são somente entre pessoas de sexo diferente. Pura tradição macaca.

Os tempos na realidade são outros, e o paradigma da vida mudou. A sociedade foi triturando os conceitos de valor e quase que apenas somos confrontados em como vivemos porque a tradição assim o exige.

Mas aos poucos e poucos vamos vendo mudanças ….. muitas mudanças ….. é bom? ….. é mau? ….. apenas acho que é diferente ….. como estes pensamentos, apenas diferentes.