quarta-feira, 8 de julho de 2009

Cavalheirismo

Independentemente do que as mulheres digam, pelo menos nos povos latinos, não há nada como um bom velho gesto de cavalheirismo.

Podem argumentar que já não existem cavalheiros, que a emancipação da mulher tornou isso obsoleto, que isso já não se usa, enfim, uma série de argumentos mas, são gerações de genes de actos de cavalheirismo. Se a isto juntarmos uma sociedade cada vez mais individualista, são pequenos gestos de carinho, atenção ou afecto que fazem a diferença.

Gestos tão simples como o deixar passar à frente, o abrir a porta do carro, o dar o casaco quando têm frio, enfim, vários e vários exemplos. Digam-me o que disserem, é impossível não apreciar ..... e é tão simples.

Fiquei abismado quando esta semana uma amiga me disse que os amigos nunca lhe abriam a porta e outra que achava que isso de cavalheirismo não existia mais ..... mas ambas apreciaram o simples gestos de lhes abrir a porta do carro ..... apenas um gesto de atenção sem segundas intenções.

No caso da primeira e depois de lhe dizer que fazia isso várias e várias vezes à Ana, ela insinuou que os amigos não faziam isso porque não tinham essas ideias ..... duas conclusões imediatas me ocorreram ..... primeiro é que os amigos dela são ou burros ou cegos e segunda que não percebem nada disto. O cavalheirismo não é uma arte de sedução, é uma arte de atenção.

Felizmente o filhão está a apreender a fazer estes pequenos gestos ..... continuam a existir, as senhoras gostam e é tão simples ..... e mesmo as amigas dele naquela tenra idade já apreciam ..... qual a senhora que não aprecia sentir-se mimada?